Valorização do professor

21/02/2020 às 19:26.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:42

No dia 18 de fevereiro, aconteceu uma reunião extraordinária no plenário da Assembleia, para votar o reajuste para várias categorias. Destaque para a área de Segurança Pública em Minas, que teve uma boa revisão do percentual de aumento. Claro que merecido, pois segurança é um item importante na agenda da sociedade e eu votei SIM. Mas durante minha fala em plenário, como professor, cobrei também um bom aumento para os profissionais de Educação, que necessitam e merecem ser muito valorizados. Disse que infelizmente, no Brasil, o professor está longe de ter o merecido reconhecimento. E que o Estado deve estar atento a este aspecto, pois o professor é um profissional relevante e que interfere na vida de todas as outras profissões. Por isso, conclamei a Assembleia, a apoiar a realização urgente de um movimento para construir esta mesma valorização das categorias de segurança para os professores no Estado.

Assim, como se diz: “arregaçamos as mangas” e no dia seguinte, estive na Cidade Administrativa, em reunião com os secretários de Estado de Governo, Olavo Bilac Pinto Neves e de Planejamento, Otto Alexandre Levy Reis. Ficou estabelecida a formação de uma comissão composta por mim, a deputada Celise e os deputados Betinho, Bosco e Dalmo Ribeiro. Esta Comissão vai abrir um processo de negociação com relação ao aumento da reposição salarial da Educação. Vamos fazer a ponte de diálogo com o governo do Estado. A seguir, estive com a secretária de Educação, Júlia Sant’Anna, para fazer o anúncio da Comissão e estabelecer um calendário de trabalho sobre o tema. Nossa meta primordial: lutar pela valorização dos profissionais da Educação, que estão pedindo isonomia com as outras categorias profissionais do Estado. 

Um pleito muito justo. Sabemos que a Educação é o princípio na formação da cidadania, do ser humano em todo seu contexto, de suas ideias, de suas ações e caráter. A educação é a mola mestra de toda engrenagem da vida, é a fonte que alimenta cada mente humana. É fundamental para a transformação de uma Nação. Os países que não valorizam a educação, apresentam economia frágil, os rendimentos são inferiores e refletem em segmentos, como habitação, saúde, qualidade e expectativa de vida. Sendo a educação um pilar tão importante para uma Nação, acreditamos que as reformas no Brasil só vão acontecer a partir dela. E nós políticos, temos que trabalhar constantemente para garantir um ensino de qualidade e a valorização dos professores, que são os grandes pilares da Educação.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por