Viva a Democracia

22/10/2021 às 17:53.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:06

Sucedendo a Declaração Universal da Democracia, o Dia da Democracia, comemorado hoje, 25 de outubro, vem para nos lembrar da importância desse regime e de todos os avanços conquistados, por meio desse sistema político que foi um divisor de águas na história da humanidade.

Os ideais desse tipo de governo são reconhecidos universalmente, uma vez que em muito se assemelham com as aspirações de países por todo mundo, passando assim por cima das divergências étnico-culturais e visando alcançar liberdade, justiça e equidade, sempre zelando pelas singularidades de cada cultura.

Depois de entender a lógica por trás dos sistemas democráticos fica fácil assimilar os frutos desse tipo de governo, como a educação democrática, que busca garantir o acesso a uma educação substancial e pluralizada a todos, sem excluir indivíduos por sua condição socioeconômica ou quaisquer critérios.

Entendo o peso da democracia na construção de sociedades justas, solidárias e igualitárias, e também acredito que a educação é uma poderosa ferramenta de manutenção da democracia. Tendo como base toda minha experiência enquanto professor e parlamentar, posso dizer que sim, aprender de maneira democrática sobre o mundo causa um impacto muito positivo na formação acadêmica dos indivíduos, pois estes passam a entendê-la na teoria e na prática, e mais que isso, aprendem a valorizar o sistema. Nesse propósito, criei em 2015, o projeto Vereador na Escola, que combina educação e política de modo que estimule nos jovens um olhar aprofundado sobre o que é cidadania e sua importância social.

A democracia dá voz ao povo, levando em conta o voto de cada cidadão de qualquer classe social, para assim garantir resultados que acordem com as expectativas da comunidade, de maneira justa e transparente. Mais que isso, a democracia é um direito conquistado a duras penas, e é por isso que devemos lutar por ela.

Aproveito para citar o item dez, da segunda parte da Declaração Universal da Democracia: “as instituições democráticas têm por função mediar tensões sociais e manter o equilíbrio entre reivindicações coerentes que reflitam a diversidade e uniformidade, tanto do ponto de vista do indivíduo, como da coletividade, a fim de reforçar a coesão social e a solidariedade.” Este texto nos apresenta com clareza que a democracia influencia diretamente no bem-estar social e uma democracia consolidada e saudável resulta numa sociedade equilibrada e funcional.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por