Bons ventos

05/11/2021 às 15:23.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:11

A semana foi de boas notícias. Na última segunda-feira (1º), a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que não será mais exigido o distanciamento mínimo nos bares e restaurantes da cidade. Desde então, eles foram autorizados a funcionar com a capacidade total. No dia 15 do mês passado também já havíamos sido surpreendidos positivamente com o fim das restrições de horário nos estabelecimentos.

É inevitável não olhar para trás e pensar no quanto foi difícil chegar até aqui. Desde aquele fatídico 20 de março de 2020, pensávamos que todo o caos vivido nos últimos tempos duraria pouco, no máximo duas semanas, talvez um mês. Mas não: a quarentena foi se arrastando, o que, obviamente, era e sempre foi necessário, até que atingimos a marca de um ano e sete meses de sofrimento com números dos quais jamais nos orgulharemos: mais de 600 mil vidas perdidas, milhares de empresas falidas e desempregados.

BH, por exemplo, considerada a capital nacional dos botecos, que já chegou a ter um bar para cada 170 habitantes, talvez tenha sido uma das capitais que mais sofreu com a pandemia. No último ano, mais de 3 mil estabelecimentos fecharam as portas por aqui, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

De todas as cicatrizes deixadas, fica a certeza de que é preciso, agora, tentar esquecer as tristes lembranças, mas sempre com os olhos bem abertos, afinal, o vírus ainda está aí e os cuidados para que não haja nenhum retrocesso são extremamente necessários. Costumo dizer, inclusive, que o uso do álcool em gel para higienizar as mãos é um legado necessário deste episódio histórico, já que, além de prevenir a Covid-19, ele minimiza o risco de infecção de uma infinidade de outras doenças transmitidas por vírus e bactérias.

Passado o caos, acredito que o momento é de pensar no futuro. Com o avanço da vacinação, por exemplo, os empresários mineiros estão recuperando o fôlego e voltaram a contratar. Um em cada três pretende admitir novos funcionários ou recontratar quem foi demitido na pandemia. Além disso, a estimativa de faturamento para este fim de ano é similar ao mesmo período de 2019, quando a Covid ainda não existia entre nós. 

A luz no fim do túnel, cada vez mais, fica evidente. Porém, continuo insistindo: vacine-se, caso ainda não tenha feito isso, e continue se cuidando. Ao sair, dê preferência a locais arejados. BH tem inúmeros bares. Se você chegou em um deles e viu que está extremamente lotado, vá para outro.

Para que os bons ventos continuem soprando, as nossas atitudes de hoje são fundamentais. Pense nisso!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por