Um brinde a dezembro

24/11/2021 às 16:25.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:19

Dezembro já bate às portas e com ele a expectativa de um fim de ano bem melhor para o setor de bares e restaurantes. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o país, as pessoas e as empresas estarão bem mais dispostas para as chamadas confraternizações corporativas, muito comuns nesta época.

A estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG) é que o faturamento do setor neste último mês de 2021 seja até 90% maior em comparação ao mesmo período do ano passado, quando, na tentativa de conter o avanço do coronavírus, a Prefeitura de Belo Horizonte nos castigou duramente com a proibição da venda de bebidas alcoólicas, o que inviabilizou qualquer comemoração nos estabelecimentos.

Outro fator que favorece os eventos de fim de ano nos bares e restaurantes da capital mineira é que, agora, eles já não mais precisam manter a distância de um metro entre as mesas. O limite de até oito pessoas sentadas em cada uma delas também não precisa mais ser obedecido, o que libera a capacidade total de ocupação das casas.

Todas, por sinal, estão se preparando para este período, sobretudo, com bastante segurança, pois entendemos que ele será crucial para recuperarmos ou darmos fôlego para o caixa tão atingido nos últimos meses. A preparação inclui, até mesmo, contratação de mão de obra temporária para atender a demanda represada, que anseia por uma celebração de fim de ano ao lado dos amigos e colegas. Prova disso é que uma recente pesquisa da Abrasel, feita entre 14 e 27 de setembro, com 178 empresários do setor no Estado, revela que 30% deles pretendem aumentar o quadro de funcionários, principalmente com a proximidade das festas corporativas.

É muito bom respirar aliviado e perceber que a vida vai, aos poucos, entrando nos trilhos, seguindo seu fluxo natural. Somos um setor da economia que faz parte dos melhores momentos da vida das pessoas. Somos o lugar onde elas escolhem para celebrar, aliviar as tensões do dia a dia. Somos o lugar dos sorrisos, da música alta, da dança, da alegria, do convívio social. E não aguentávamos mais saber que a pandemia havia nos tirado todo esse brilho por tanto tempo. Não há nada melhor que estar de volta cumprindo a função/missão da qual muito nos orgulhamos de desempenhar.

Temos não só a esperança, mas principalmente a certeza de que este dezembro merecerá um brinde especial por vários motivos, mas o principal deles talvez seja a celebração pelo retorno da vida. Que chegue logo o mês 12!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por