Frases para pensar antes de falar

01/04/2021 às 10:10.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:34

Muitas vezes repetimos sem pensar frases que ouvimos ao longo da vida. Mas para algumas vale a pena a reflexão antes de falar:

1 - “Não foi por querer”

Para tentar nos desculpar, dizemos que nossa atitude não foi proposital. Mas o que é preciso destacar é que o “sem querer” também machuca, lesa e causa dano ao outro. O fato de não ser intencional retira somente o teor de maldade (o que beneficia apenas o autor do ato), mas o prejuízo ao outro continua. É como o crime doloso e o culposo, um com intenção e o outro sem, mas ambos são crimes. Portanto, melhor do que dizer que não foi de propósito é pedir desculpas e perguntar o que pode ser feito para reparar o erro.

2 - “Esse é meu jeito”

À vezes justificamos nossos atos dizendo que “esse é nosso jeito”, “somos assim”. Ao dizermos isso, estabelecemos que tal comportamento está autorizado, uma vez que ele pertence ao nosso jeito de ser; como se nosso jeito fosse comandado por uma terceira pessoa e não por nós mesmos. Ao dizermos isso, tiramos a responsabilidade das nossas costas e a jogamos a cargo do acaso. Se quisermos evoluir como pessoa precisamos ter em mente que isso implica em mudarmos nosso jeito de ser para outro melhor.

3 - “Fulano é louco”

Quem é tão lúcido a ponto de atestar a sanidade alheia?

4 - “Eu avisei”

Dizer isso a quem já está se sentindo mal é cruel e só atende à vaidade de quem fala. Quem está triste precisa de apoio; caso não seja possível oferecê-lo, melhor contribuir com o silêncio.

5 - “Você não entendeu”

Essa fala afirma a incompreensão do outro, quando, na verdade, o interlocutor pode não ter explicado bem. Na dúvida, antes de jogar a responsabilidade no outro, é sempre melhor puxá-la para si. A sugestão é mudar “você não entendeu” para “eu não te expliquei direito”. 

6 - “Pode falar que eu estou ouvindo”

Algumas pessoas pedem para o outro falar enquanto se ocupam de outra atividade. Essa atitude, além de indelicada, demonstra descaso com o assunto alheio. Por mais que a pessoa tenha condições de executar duas atividades concomitantes, é educado ceder a atenção exclusiva a quem pede a palavra.

7 - “Você sumiu”

Dizer que o outro está sumido coloca nele a responsabilidade de ter que entrar em contato. Antes de dizermos que o outro sumiu devemos avaliar se nós o procuramos.

8 - “Se me tratam bem, eu trato bem. Se me tratam mal, eu trato mal”

Afirmar isso só demonstra a reatividade de alguém ou o quanto se está preso ao comportamento do outro. Ser livre implica em agir independente da ação de quem quer que seja.

9 - “Eu sou do bem”

É curioso observar como algumas pessoas se auto afirmam “do bem”. Uma afirmativa subjetiva. Como saber o que mede o termômetro da bondade? Mede mentira, traição, preconceito, crítica, intolerância, nível de agressividade, fofoca, “jeitinho brasileiro” ou apenas não matar e não roubar? Será que somos tão do bem quanto afirmamos?

10 - “Eu não tive escolha”

Tudo que fazemos é fruto de nossas escolhas e devemos nos responsabilizar por elas. Afirmar o contrário é uma forma de nos vitimizarmos e jogarmos a culpa no destino.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por