Lealdade, coerência e ética

24/11/2021 às 14:58.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:19

Seja no amor, em família ou entre amigos, a base para um relacionamento saudável, maduro e duradouro é a confiança. Uma pessoa confiável carrega consigo algumas características que são comunicadas através do seu comportamento. É um tripé da confiança, formado pela lealdade, coerência e ética.

Lealdade: a palavra tem sua origem no termo “legalis", que em latim tem a ver com o conceito de lei. Ou seja, era designado a uma pessoa cumpridora de suas obrigações, que não faltava com a lei. Alguém responsável, honesto, honrado, confiável portanto, leal. 

A lealdade é uma característica vinculada a um conjunto de valores: não sou leal porque você me pediu, e sim porque tenho comigo mesmo um código interno de conduta que me direciona a isso. Funciona como um ponto de honra na qual não cabe jeitinho, manobra ou mentira. Às vezes surge a confusão entre lealdade e fidelidade. Mas ambas se complementam: uma pessoa leal é fiel ao combinado.

A coerência é outra característica que compõe a confiança. Num ambiente profissional, um líder incoerente perde toda a credibilidade junto à equipe. Assim também é nas relações íntimas. Uma pessoa só adquire respeito quando sua conduta está alinhada ao seu discurso. Tudo que for diferente disso torna o indivíduo um hipócrita. Por isso é preciso estar atento às falas cheias de autoritarismos, moralidades, mas vazias de ação. Quando um discurso está em desalinho com o comportamento, devemos acreditar no comportamento; ele sim revelará a verdade. Já o discurso está a serviço da autopromoção e obtenção de aplausos. É fake news.

Não deixa de ser curioso observar como a hipocrisia é mais aceita que a sinceridade. Basta ver como as pessoas sinceras são mais julgadas e condenadas, até mesmo dentro da própria família.  Por exemplo: uma adolescente que assume para os pais que faz sexo com o namorado e é penalizada. Caso ela fizesse uso da hipocrisia, fingindo um comportamento que não tem, nada aconteceria. A hipocrisia parece ser mais agradável aos ouvidos. Um “me engana que eu gosto” de grande adesão. Mas só a pratica quem não se sente culpado em mentir. A hipocrisia define uma óbvia falha de caráter, sendo própria de quem não possui nem culpa nem remorso. A única intenção do hipócrita é obter vantagem, seja ela financeira, emocional ou moral.

A ética completa o tripé da confiança. O termo vem do grego “éthos", que significa “caráter”, “costume” e é usado para definir o conjunto de valores e padrões de um indivíduo. A forma usual de ser e agir de uma pessoa demonstra sua ética.

No esporte, muito se fala sobre "fair play" (traduzido literalmente significa: jogo justo).  Esse conceito está vinculado à ética, onde os participantes devem jogar de forma limpa e justa e não cometer nenhum ato proposital que venha a prejudicar os demais jogadores. Caso contrário o jogo é sujo e, portanto, antiético.

Lealdade, coerência e ética definem o caráter de uma pessoa. Você cultiva essas virtudes? 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por