Músicas e Reflexões

27/10/2021 às 21:30.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:08

É curioso como algumas música nos convidam à reflexão de forma profunda. Essa semana, perguntei no Twitter sobre letras que mais traziam significado e escolhi algumas das sugestões dos seguidores: 

Música: Meu mundo e nada mais - Guilherme Arantes - “Quando eu fui ferido, vi tudo mudar, das verdades que eu sabia, só sobraram restos". 
Reflexão: A empatia tão falada nos dias atuais às vezes só é conseguida quando a dor dói em nós.

Música: Meu erro - Paralamas do Sucesso - "Você diz não saber o que houve de errado e o meu erro foi crer que estar ao seu lado bastaria. Ah meu Deus era tudo que eu queria. Eu dizia o seu nome não me abandone jamais”.
Reflexão: Geralmente tendemos a responsabilizar o outro e a nos eximirmos de qualquer culpa. Uma questão dessa canção é a autocrítica sobre o próprio erro; e a outra é a conclusão de que somente o amor não basta. Uma relação é construída a partir do respeito mútuo, reciprocidade, afinidades de caráter, admiração e demais combinados.

Música: Me curar de mim - Flaira Ferro - “Fiz em mim uma faxina e encontrei no meu umbigo o meu próprio inimigo que adoece na rotina. Eu quero me curar de mim”.
Reflexão: Nosso egocentrismo nos faz megalômanos: sentimos como se o mundo girasse ao nosso redor e acreditamos que somos mais importantes do que realmente somos. Com isso, nos ofendemos com facilidade quando nosso orgulho é ferido. Quanto maior nossa vaidade, maior nosso desconforto.

Música: Azul da Cor do mar - Tim Maia  - "E na vida a gente tem que entender que um nasce pra sofrer enquanto o outro ri. Mas, quem sofre sempre tem que procurar, pelo menos vir achar razão para viver. Ver na vida algum motivo pra sonhar”
Reflexão: Muitos, quando estão passando por momentos turbulentos, sentem-se desanimados e questionam o sentido da vida. Há um ditado que diz: a vida não tem sentido algum, mas não é proibido dar-lhe algum. Os nossos objetivos nos ajudam a suportar os dissabores do dia a dia, por isso devemos sempre manter os motivos para sonhar.

Música: Amor pra recomeçar - Frejat - "Eu te desejo não parar tão cedo, pois toda idade sempre tem prazer e medo e com os que erram feio e bastante que você consiga ser tolerante”.
Reflexão: A vida é um constante recomeço, em todas as idades. Além disso, a  arte de conviver implica no exercício diário de paciência e tolerância principalmente com os mais próximos.

Música: Divina comédia humana - Belchior - "Aí um analista, amigo meu, disse que desse jeito não vou ser feliz direito, porque o amor é uma coisa mais profunda que uma transa sensual”
Reflexão: O entusiasmo inicial é como um fogo de palha que apesar de alto, é raso. O pensamento idealizado é uma ilusão que não nos deixa ser "feliz direito”.

Música: Essa noite não - Lobão - "A cidade enlouquece sonhos tortos, na verdade, nada é o que parece ser. As pessoas enlouquecem calmamente, viciosamente, sem prazer. A maior expressão de angústia pode ser a depressão”.
Reflexão: A busca pelo padrão social imposto, atrelado a nosso equívoco mental, pode ser enlouquecedora e um possível caminho para a doença. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por