Cuidado! Ou o barato pode sair caro

13/07/2017 às 16:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:32

Em minha primeira coluna neste espaço, no ano passado, falei sobre a experiência que me levou a criar, há 10 anos, o Seminovos BH, o primeiro site de anúncio de veículos 100% mineiro, e que imediatamente se diferenciou da concorrência por trabalhar em alguns dos principais feirões da Grande BH, interagindo diretamente com consumidores e vendedores que, de início, enxergavam com alguma desconfiança o poder da internet como instrumento de propaganda. Os primeiros anunciantes normalmente perguntavam “mas será que funciona mesmo?” e foi o retorno rápido a melhor aferição de que era o caso.

Para quem não conhece o funcionamento do site, é possível anunciar mesmo de forma gratuita, por um período de 10 dias. No caso dos anúncios pagos o que muda é o número de fotos cadastradas, bem como a posição de destaque do modelo oferecido entre os semelhantes. E com a garantia de que cada veículo oferecido tem a situação cadastral checada; que as fotos postadas não são de um exemplar qualquer, mas exatamente daquele que está à venda, e que as informações prestadas correspondem à realidade.

E por que eu digo tudo isso? Porque muita gente parece esquecer o quão importante é acertar na escolha para não ter dor de cabeça mais tarde. Hoje não faltam sites de classificados em que é possível anunciar veículos sobre duas ou quatro rodas de maneira talvez mais rápida mas, por uma série de questões, sem a mesma garantia. Até por se tratar de empresas maiores, ou de alcance nacional (ou ainda que vendam todo o tipo de produto), é difícil monitorar cada foto, cada informação prestada, garantir que não se vai levar gato por lebre. O leitor não faz ideia de quantos anúncios são bloqueados no Seminovos BH a cada mês por conta de placas que não correspondem ao ano/modelo, imagens de modelos genéricos, e não do que está sendo oferecido, entre outros problemas. Muitas vezes não se trata de má-fé mas, ainda assim, é fundamental que o que está sendo mostrado seja efetivamente o que o comprador vá encontrar.

Se há algo que essa década de experiência, sempre buscando o formato correto e procurando ajustá-lo à realidade do mercado, nos ensinou, é a lembrar da importância que envolve a negociação de um veículo. Independentemente de marca, modelo e valor, estamos falando de um bem durável que deve oferecer conveniência e segurança, não se transformar em sinônimo de dor de cabeça. Por isso o cuidado, para que o que parece barato não saia caro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por