Maio Amarelo: você também precisa ser parte

05/05/2017 às 19:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:25

No ano passado, o site Seminovos BH Notícias, que surgiu como uma extensão da plataforma de venda de veículos pela internet que criamos há uma década, se tornou parceiro do Maio Amarelo. Nunca ouviu falar? Então é bom prestar atenção, pois envolve seu dia a dia no trânsito mais do que o leitor possa imaginar. E se faz pensar em movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, não é sem razão.

Trata-se de uma iniciativa criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, organização apartidária e aberta a todos os que querem trabalhar pela redução do número de ocorrências nas ruas e estradas. Um esforço que nasceu no Brasil e hoje se estende a vários países pelo mundo, todos preocupados com os alarmantes números de feridos graves, mortos e os custos sociais – as despesas com internações, os leitos ocupados que tiram espaço de pacientes com doenças graves. Estudos das Nações Unidas estimam que, se nada for feito, já em 2020, serão 1,9 milhão de vidas perdidas no trânsito – entre os 15 e 29 anos falamos da maior causa global de mortalidade.

O que o Maio Amarelo tenta mostrar ao levantar a discussão sobre o tema e estimular todo o tipo de ação educativa e de conscientização – há palestras para crianças em escolas, seminários com especialistas, distribuição de panfletos e a iluminação de prédios públicos com a cor do movimento, entre outras iniciativas –, é que a mudança do quadro trágico passa por todos os atores da sociedade.

Lógico que há a responsabilidade do poder público, que deveria zelar pela conservação das ruas e estradas, pela sinalização adequada, pelo planejamento efetivo e pela fiscalização. Mas há ainda as montadoras, fabricantes e revendedoras de peças e acessórios, que precisam manter a segurança como prioridade e foco.

E também há o ser humano, motorista, passageiro, motociclista, ciclista ou pedestre, que com seus comportamentos e posturas interfere, e muito, na engrenagem. Como bem lembra a hashtag escolhida para todo o material promocional do Maio Amarelo: #MinhaEscolhaFazaDiferença. Sim, porque o beber ou não beber; o atender o celular ou não; respeitar a sinalização ou ignorá-lá, adotar a prudência ou ser imprudente é uma decisão nossa, consciente, que costuma não fazer diferença até que algo de grave aconteça (e aí pode ser tarde demais para aprender). E de nada adianta cobrar dos outros se não fazemos a nossa parte.

Pode ter certeza de que é muito mais do que o lacinho amarelo que simboliza o movimento. Assim como também não pode ser apenas um mês do ano. Só assim o ir e vir sobre rodas ou sem elas será seguro, tranquilo e previsível. Dê uma passada no site http://maioamarelo.com/e junte-se a nós.






 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por