Seminovo sem dor de cabeça

16/12/2016 às 20:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:07

Já se vão dez anos desde que colocamos no ar o site Seminovos BH, que se tornou uma poderosa ferramenta para conectar quem compra e quem vende veículos, sejam eles zero quilômetro, efetivamente seminovos (com até três anos de uso) ou usados. Ao longo desse período foi possível ver de tudo, e uma das nossas maiores preocupações é com a fidelidade das informações prestadas. Tem gente que tenta usar foto de um carro para vender outro; outros apostam em informações que não condizem com o histórico do veículo ou tentam esconder detalhes. Felizmente prevalecem as pessoas sérias, que não tentam oferecer gato por lebre.

Algo ainda mais importante agora, quando a oferta é ampla e as opções variadas – uma das raras consequências positivas dos momentos de recessão econômica. Boas possibilidades de negócio não faltam, desde que o interessado preste atenção em alguns cuidados básicos. É sempre bom lembrar que carro não é camisa, que pode ser descartada com facilidade. A dor de cabeça com a pechincha que se transforma em pesadelo dura um bom tempo, e incomoda especialmente o bolso. Melhor “perder” um pouco mais de tempo para não errar na escolha.

No mundo perfeito, o ideal seria contar com um histórico recente do veículo – quais foram as manutenções feitas e o que foi trocado, até mesmo para prever o que será necessário gastar de cara. Acredite, tem gente que chega a esse ponto de detalhamento (e há empresas que prestam esse tipo de assessoria), mas nem sempre é fácil encontrá-los. Além disso, nem sempre a negociação é feita com o antigo proprietário. Ele, sim, seria a pessoa adequada para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos.

Lembre-se sempre do ditado: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia” e não se deixe levar por expressões como “nunca bateu, nem um arranhão” ou coisas do tipo. É normal na vida útil de qualquer carro uma esbarrada num meio-fio, um toque na pilastra da garagem, ou coisas do tipo. A questão é a qualidade dos reparos.

Preste atenção na carroceria e procure por batidinhas que nem mesmo o martelinho de ouro consegue recuperar. Observe ainda a simetria entre as peças e atente ao estado dos parafusos, guarnições e borrachas, se não estão enferrujados ou ressecados. Componentes trocados costumam ser pintados apenas no exterior – está aí um indício quente de que o original deu lugar a outro. Diferenças, ainda que mínimas, na pintura, também sugerem reparo.

E é fundamental testar todos os comandos – setas, faróis e lanternas; ar condicionado, som e sistema multimídia. E uma boa volta com o modelo pretendido ajuda a identificar problemas na suspensão e no alinhamento da direção e do chassi. Quer saber mais sobre a compra de um seminovo sem sustos?

Então confira o vídeo que preparamos em nosso canal no YouTube, o https://www.youtube.com/channel/UCrhmIPac-bbmsoAGUsMVzoQ.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por