Eleições 2020: façamos a nossa parte

24/09/2020 às 14:05.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:37

Nestes quase vinte meses como deputado de primeiro mandato, uma convicção ficou ainda mais clara: a mudança política que o Brasil precisa levará tempo, e só se concretizará se nos empenharmos de verdade em cada oportunidade que tivermos para fazê-la avançar.

A partir do próximo domingo, com o início da campanha para as eleições municipais, teremos uma nova chance. Ao longo de 7 semanas, até o dia 15 de novembro, será responsabilidade de cada cidadão conhecer melhor os candidatos à prefeitura e à câmara de vereadores de suas cidades.

Defina o que é importante para você e como isso se conecta às propostas que você estudou. Faça busca nas redes sociais, assista ao noticiário local e acione os comitês de campanha para tirar dúvidas. E, não menos importante, conheça o(a) candidato(a). Não há projeto político que se sustente através de um representante que pega atalhos, se baseia em achismos ou abre mão de suas convicções para agradar determinados grupos.

Uma boa política requer, necessariamente, bons políticos. E nosso papel, como cidadãos e eleitores, é nos esforçamos para encontrá-los. O surgimento de tantos movimentos de renovação política nos últimos anos e a eleição de seus representantes são prova de que bons políticos não só existem, como tem ocupado espaços relevantes com cada vez mais frequência. Cabe a nós fazer com que fiquem conhecidos e tenham mais condições de serem eleitos. 

Lembre-se que não há espaço vago na política. Por isso, enquanto ficamos inertes, maus políticos estarão trabalhando a todo vapor, de forma nem sempre republicana, para ampliarem seus espaços de poder.

Portanto, a partir de domingo, faça campanha para seus candidatos. Divulgue-os nos grupos de amigos e da família. Convença seus colegas de trabalho a não votarem mais em qualquer um. E tenha uma atenção especial para a eleição da câmara de vereadores, sempre negligenciada. Por melhor que o prefeito seja, não conseguirá fazer muito sem bons vereadores.

Do meu lado, tenho procurado fazer a minha parte. Ao longo dos últimos meses, junto com o deputado Guilherme da Cunha e um grupo de voluntários, escolhemos, através de processo seletivo rigoroso, bons candidatos que receberão nosso apoio. Candidatos que representem novas práticas políticas, sem uso de dinheiro público em campanha, que trabalham de forma propositiva e defendem as ideias liberais para que levem para os municípios os princípios que aplicamos hoje em nossos mandatos.

A renovação política começa com cada um de nós e as eleições municipais vão testar o quanto estamos dispostos a agir para que ela se torne realidade. Para você que, assim como eu, quer ver a política no Brasil e em nossas cidades mudar, não há recado mais importante e efetivo do que as urnas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por