Um pronunciamento mais presidencial

31/03/2020 às 21:22.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:09

“Cara população brasileira,

Estamos vivendo aquela que já se tornou a maior crise de nossa época. A chegada do novo coronavírus ao Brasil coloca em risco a vida de milhares de brasileiros. Se não tomarmos as medidas adequadas, o nosso sistema de saúde poderá entrar em colapso e não conseguirá atender e tratar todos aqueles que ficarem doentes.
Ao mesmo tempo, as medidas restritivas e de isolamento social, necessárias à desaceleração da curva de contágio, colocam em risco a nossa já debilitada economia cujo eventual colapso também impactará profundamente a vida das pessoas.

Por mais que estejamos esperançosos de que a ciência encontrará uma resposta, não podemos basear nossas ações de agora naquilo que ainda são apenas possibilidades do futuro. Portanto, infelizmente, a única certeza que temos é a de que não sairemos imunes a esta crise e, por isso, precisamos dar uma resposta à altura.

Nosso objetivo será reduzir as fatalidades e a perda na qualidade de vida decorrentes tanto da ação do vírus bem como da queda na atividade econômica. Não podemos cair no falso dilema de escolher um lado ou outro, é preciso cuidar dos dois. Para nós, cada vida importa, seja dos idosos ou das crianças.

Tenho certeza que, se encararmos esta situação com seriedade e serenidade, baseando nossas respostas em critérios técnicos e unindo todos os brasileiros em torno de soluções, poderemos minimizar o impacto causado e sairmos mais fortes desta crise.

Neste momento, convoco toda a população a se unir em torno das soluções, independente das diferentes visões de mundo de cada um. Convoco também governadores e prefeitos a deixarem nossas diferenças políticas de lado para que juntos possamos cuidar de nosso país e de nosso povo.

Para conduzir as respostas tanto do ponto de vista sanitário quanto econômico, nossa equipe ministerial está trabalhando em conjunto com estados, municípios, especialistas e sociedade civil para ampliar a capacidade de nosso sistema de saúde, dar suporte às empresas e trabalhadores que terão sua renda afetada pelas medidas de isolamento social e tomar as demais medidas necessárias para que possamos voltar em segurança à normalidade o quanto antes, de maneira responsável.

Para que possamos cuidar tanto da nossa saúde quanto da nossa economia, precisamos que cada um de nós, inclusive eu como Presidente da República, façamos a nossa parte. O apoio da imprensa, que deve sempre manter-se livre e vigilante, será fundamental para prover à população informação verídica e de qualidade.
Fiquemos todos atentos às recomendações do Ministério da Saúde, permaneçamos em casa o quanto for possível e adotemos os padrões de higiene necessários para conter a propagação do vírus.

Conto com cada um de vocês e tenham a certeza de que podem contar comigo.
Uma boa noite a todos”.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por