Checklist: dez questões para fazer o estudo de empresas para investir

02/03/2020 às 19:27.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:49

, você pode colocar pontos sobre os quais  não gosta de se debruçar para serem checados. A ideia é que você foque a pesquisa naquilo que é compatível com seus critérios para aplicação dos seus recursos, ganhando tempo.

Para que essa ideia fique mais clara, eu trago um modelo que pode servir de referência. Em primeiro lugar, é preciso responder a algumas questões que são determinantes para sabermos se é interessante prosseguir com o estudo do ativo em questão. A seguir, dez dúvidas principais sobre um investimento:

 1 – Eu entendo o negócio e a indústria na qual ele opera?

? São equiparáveis aos seus pares? Qual o prazo médio de vencimento das dívidas?

de um negócio vem dos fluxos de dinheiro que ele é capaz de gerar ao longo do tempo.

4 – A companhia tem um histórico de crescimento de receita, dos lucros e da geração de caixa? Eu entendo de onde o crescimento futuro pode vir?

5 – Compreendo a contabilidade e as notas dos demonstrativos financeiros?

? A vantagem competitiva é sustentável? Estas são questões sobre as quais o analista deve se debruçar durante um bom tempo, pois os negócios com vantagens competitivas sustentáveis tendem a afastar os concorrentes, performando bem no longo prazo.

7 – Os gestores são competentes e sabem lidar com seus erros? Qual é o histórico de alocação de capital dos gestores? Quais métricas determinam a remuneração dos gestores da companhia?

8 – A internet pode acabar com essa companhia?

9 – Quais são os riscos envolvidos nesse negócio?

10 – A ação está sendo vendida a um preço atrativo? Em caso afirmativo, quais os possíveis motivos para isso?

É claro que essa checklist constitui apenas um ponto de partida. Durante os estudos para responder cada uma das questões, eventualmente, surgirão outras novas indagações que fomentarão, cada vez mais, um estudo refinado dos negócios.

Por exemplo, você pode descobrir que uma empresa fez muitas aquisições e, a partir disso, se ver diante da necessidade de estudar o histórico destas aquisições, observando uma série de nuances no processo.

Em resumo, fazer checklists nos ajuda a enxergar o cenário de maneira macro e a tomar decisões mais assertivas e alinhadas aos nossos objetivos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por