Cinco fatos que você precisa saber antes de investir em 'small caps'

11/05/2020 às 16:48.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:28

Se você acompanha o mercado financeiro já deve ter ouvido falar das “small caps”. São empresas com valor de mercado considerado pequeno se comparadas às gigantes da bolsa. Algumas empresas desse grupo se tornaram bastante populares entre investidores ultimamente, como Banco Inter (BIDI11), CVC (CVCB3) e PetroRio (PRIO3). Agora, você sabe o que são small caps e quais suas peculiaridades?

Especialmente em tempos de alta volatilidade, como a provocada pela crise do novo coronavírus, essas ações têm ganhado holofotes. Algumas carteiras de small caps chegaram a acumular índices tão superiores ao Ibovespa que termos como “desbancar”,“disparar” ou até mesmo “humilhar” foram atribuídos aos feitos dessas seleções de ações.

Antes de investir em qualquer ativo, é importante conhecê-lo a fundo. Por conta disso, separei os fatos mais importantes que você deve saber sobre as empresas de menor capitalização do mercado. São eles:

1- Liquidez e volatilidade

Em primeiro lugar, o termo small cap refere-se a, nada mais, nada menos, empresas de menor (small) capitalização de mercado (cap) em comparação com o restante das outras companhias listadas. No mercado financeiro, liquidez e valor de mercado andam de mãos dadas. Por essa questão, a liquidez média das small caps é menor. Isso significa que a capacidade desses ativos serem convertidos em dinheiro é inferior aos das outras ações.

Outra característica desse grupo observada em mercados brasileiros e internacionais é sobre volatilidade. No geral, essas empresas se mostraram mais voláteis tanto em valor de mercado como em resultados.

2- Maior retorno

O segundo ponto de atenção é a maior possibilidade de retorno. Estudos mostram que essas empresas tiveram retorno superior a ativos tradicionais da bolsa.. Tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos nos últimos 20 anos. Há correntes que creditam esse fato ao menor número de analistas monitorando o mercado, diminuindo as assimetrias. Mas há quem olhe pelo fator risco: é comum que operações mais arriscadas acabem, de modo geral, rendendo mais ao investidor.

3- Supremacia

O terceiro ponto que você deve saber é que a grande maioria das empresas listadas na bolsa são small caps. Ou seja, têm valor de mercado inferior a R$ 5 bilhões. Mais de 50% das ações da bolsa brasileira são de small caps e 26% de empresas ainda menores, com valor inferior a R$1 bilhão.

4- Conceito

Apesar de ser um termo amplamente utilizado e importante para o mercado e para qualquer investidor, não existe um critério formal do que define uma small cap. No geral, o termo está ligado ao valor de mercado e liquidez. Na bolsa brasileira, existem parâmetros para as ações listadas no Índice Small Cap (replicado no ETF SMAL11), mas ele não é um consenso. Eu aposto que, se você conversar com dois investidores, eles te apresentarão ideias diferentes para determinar uma small cap.

5- Potencial

Por último, uma informação pertinente é que todas as empresas da bolsa um dia foram small caps. Todas as grandes companhias eram muito menores quando abriram capital e hoje se configuram nesse espaço de relevância do mercado. Isso nos leva a refletir sobre as small caps de hoje que, em um futuro próximo, poderão estar entre as grandes empresas da bolsa. Fiquem de olho nelas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por