O que eu penso sobre day trade

01/02/2021 às 19:04.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:04

Sempre digo que minha filosofia de investimento é de longo prazo, mas frequentemente sou questionado sobre qual é minha opinião sobre day trade, estratégia especulativa em que se compra e vende ativos na bolsa com o objetivo de lucrar com oscilações de curto prazo. Posso afirmar com segurança: nos meus mais de 15 anos de mercado, não conheci ninguém que conseguia viver satisfatoriamente de day trade. Pelo contrário, vi pessoas perderem bastante. Não só em dinheiro, mas também em saúde e vida social. 

E é daí que vem a minha opinião sobre essa prática: das estatísticas. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) encomendado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que reuniu dados de 2012 a 2017 mostrou que mais de 90% das pessoas que começaram a operar day trade tiveram, na realidade, prejuízo. E esse estudo foi feito com registros de quase 20 mil investidores. Nesses cenários, são bem poucas pessoas que conseguem ganhar mais de R$ 6.000 por mês. 

Se pegarmos a lista dos maiores investidores do mundo, não vemos nenhum day trader. Pelo contrário, a totalidade deles é formada por investidores que adotam a filosofia de investimento no longo prazo. Mais uma evidência contra a estratégia de curtíssimo prazo.

Se o day trade fosse algo que realmente gerasse riqueza, seria muito fácil ter sucesso no mercado financeiro. Imagine alguém que resolva investir em ativos da Apple (AAPL34), que tem uma liquidez gigantesca, com bilhões de dólares negociados por dia. Se conseguisse comprar as ações na cotação mínima e vender na máxima, poderia chegar a ganhar uns US$ 100 milhões por dia. 

Se fosse possível acertar os momentos de máxima e de mínima, teria muita gente ganhando muito dinheiro. Não falta dinheiro, falta capacidade de prever o futuro. O ambiente de qualquer ativo é muito aleatório no curto prazo.

Penso que quem quer investir em algo na vida deve se inspirar em quem teve sucesso no seu segmento. No mundo dos investimentos, os grandes nomes seguem a filosofia do longo prazo e o investimento em bons ativos e geradores de renda. Minha opinião sobre o tema não é tirada da minha cabeça, mas comprovada pelos números. Vale a pena trabalhar em um horizonte estendido em que as oscilações diárias não impactam tanto e é possível fazer escolhas mais racionais e cautelosas sobre as suas opções de aplicação.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por