Top 5 das ações em que Warren Buffett investe

19/04/2021 às 20:52.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:43

O megainvestidor Warren Buffett,  diretor-executivo do Berkshire Hathaway Inc., continua sendo uma das principais inspirações para todo e qualquer investidor que deseja alcançar o sucesso no mercado de ações. As lições do ‘mago de Omaha’, como é conhecido, são seguidas à risca por iniciantes e também pelos mais experientes. 

Warren Buffett construiu sua estratégia de investimentos ao longo dos anos com base nos ensinamentos de Benjamin Graham, que definiu o conceito de ‘value investing' nos anos 1930 e 1940. Graham trouxe uma visão mais conservadora das empresas, que valoriza aspectos como ativos, fluxos de caixa e registros, em detrimento de planos de investimento e trajetória do negócio. Para ele, avaliar o balanço e os fundamentos das empresas e identificar os papéis precificados incorretamente era o mais importante na hora de definir em quais empresas investir seu dinheiro. 

Warren Buffett é um dos maiores discípulos de Graham. Foi ele o responsável por popularizar a estratégia que se mostrou eficiente ao longo dos anos. Afinal, Buffet se mantém há décadas no topo do ranking da riqueza global e, em março de 2021, seu patrimônio líquido ultrapassou os US $100 bilhões de acordo com o Bloomberg Billionaires Index.. O que tornou Buffett o sexto homem a entrar na casa dos 12 dígitos, ao lado de Jeff Bezos, da Amazon, Elon Musk, da Tesla, e Bill Gates, co-fundador da Microsoft. 

Ou seja, seguir o método de Warren Buffett pode ser um bom caminho para os investidores. Além do conservadorismo e da estabilidade em suas posições, a carteira de Buffett tem também como uma das mais fortes características a concentração. Tanto que apenas cinco empresas representam mais de 70% da participação acionária da Berkshire Hathaway Inc., de acordo com o último balanço divulgado pela companhia. E algumas dessas posições foram adquiridas há mais de 40 anos. Quer saber quais são essas empresas? Confira abaixo:

Top 5 ações que o Warren Buffett investe: 

APPLE (AAPL)

A empresa de tecnologia da maçã é a maior do portfólio do Buffett. Ele possui entre 43% e 45% do valor de ações da companhia em sua carteira. Importante lembrar que quando Buffett comprou as ações da Apple, ela não era tão valorizada quanto é hoje. O megainvestidor, inclusive, já vendeu boa parte de suas posições na companhia.

Bank of America (BAC)

Historicamente, Warren Buffett investe bastante em bancos. Mas, recentemente, ele vendeu suas ações em instituições financeiras como Wells Fargo, JP Morgans, Goldman Sachs e concentrou seus investimentos no segmento no Bank of America. O Bank of America é tanto um banco comercial quanto um banco de investimento com mais ou menos 1,8 trilhão de dólares em depósito de clientes. Buffett, antenado que é, aumentou bastante sua posição no meio da pandemia, já que as ações estavam baratas, e a empresa vem investindo muito em tecnologia, recomprando ações e pagando bons dividendos. 

Coca-Cola (KO)

Tem uma frase famosa no mercado que diz que “quando se compra uma excelente empresa, num excelente preço, o melhor a se fazer é sentar o traseiro na cadeira e não fazer nada”. Buffet fez exatamente isso com as ações da Coca-Cola. Ele adquiriu os papéis da companhia de bebidas em 1988, admirado, na época, com a capacidade da empresa de expandir pelo mundo. Para se ter ideia, quando caiu o muro de Berlim, em 1991, a Coca abria uma fábrica por semana. A empresa crescia sem precisar de muito capital e ainda hoje é bastante lucrativa, mesmo com o consumo de refrigerante caindo pelo mundo. Em 1998, Buffet já tinha multiplicado por 18 a participação dele na Coca-Cola, diante da alavancagem da companhia no mundo. 

American Express (AXP)

Warren Buffett leva mesmo muito a sério a estratégia do “buy and hold”, comprar ações sem pressa para vender. Tanto que a primeira vez que ele comprou papéis da American Express foi em 1966.  Para avaliar se era vantajoso manter suas posições na companhia depois de um grande prejuízo que a American Express levou certa vez, Buffett foi à campo, passou uma noite inteira em um caixa de um restaurante e constatou que mesmo com as notícias negativas em todos os jornais e ações da empresa em queda brusca, as pessoas seguiam normalmente com o hábito de utilizarem o cartão de crédito da bandeira. Decidiu manter suas posições e a companhia é, ainda hoje, uma de suas queridinhas. 

Verizon (VZ)

A Verizon foi fundada nos anos 2000, nos Estados Unidos, com a fusão da Bell Atlantic e GTE Corps. Atualmente, a companhia é uma das principais empresas de telecomunicações do mundo, presente em mais de 2,7 mil cidades norte-americanas e de outros países. A Verizon ganhou vários leilões de infraestrutura para implantação da tecnologia 5G no país e em fevereiro deste ano o conglomerado de Buffett comprou US$ 8,6 bilhões em ações da companhia, sendo uma das mais novas “apostas” do mago de Omaha.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por