Vale a pena alugar suas ações?

01/02/2021 às 19:00.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:04

Você sabia que investidor em ações da bolsa pode alugar esse tipo de ativo para ter uma uma rentabilidade extra? Especialmente para quem tem foco no longo prazo e que não pretende vender seus pepéis em um espaço inferior a um mês, o aluguel de ações é algo que deve ser considerado. Mas como essa prática é possível?

Assim como um aluguel de um imóvel, no aluguel de ações você passa a custódia de seu patrimônio para outra pessoa, que poderá utilizá-la como oportunidade de investimento. Imagine que você detenha ações da Petrobrás (PETR3) e alguém gostaria de lucrar com ela, pois acredita que o preço do petróleo irá cair nos próximos meses. Nessa situação, você passa a custódia de suas ações para essa pessoa. Esse sujeito pode pegar essas ações alugadas e vendê-las, na esperança de comprá-las mais barato depois. Ao final do prazo de aluguel, ele deverá adquirir ações similares às que alugou, para devolvê-las ao locador.

Para quem já não pretendia negociar esses ativos, o aluguel é um dinheiro a mais. Na maioria dos casos, não se trata de um valor muito alto, mas ainda sim é um trocado a mais no seu bolso, que pode servir para pagar um almoço ou uma conta, por exemplo.

É provável que você esteja se perguntando quais são os riscos dessa transação. Eu diria que o aluguel de ações não envolve exatamente riscos, mas duas questões importantes que o investidor deve saber. Em primeiro lugar, quem aluga suas ações dificilmente pode vendê-las nesse período de tempo. São pouquíssimas corretoras que o permitem. Então, caso decida por essa alternativa, fique atento a essa limitação.

Outro ponto importante é que, quem aluga ações não pode participar das assembléias enquanto as suas ações estão sob custódia. Algo que, sinceramente, não considero muito relevante, já que a maioria dos acionistas é individual e sua presença não influencia nas tomadas de decisão de uma companhia.

Dito isso, o aluguel de ações é uma alternativa de renda extra que eu faço e incentivo para que você tenha uma nova fonte de “rendimento” todo mês. Se você é investidor de longo prazo, considere essa possibilidade. Estude o mecanismo: ligue para sua corretora e diga que quer alugar suas ações. É uma grande oportunidade de rentabilizar ativos que ficariam parados em sua carteira. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por