Dar e receber

Tio Flávio / 28/02/2019 - 20h03


Pedi à autora Lígia Fascioni que descrevesse um livro que ela tanto gosta e que indicaria para a leitura neste Carnaval. A Lígia, leitora constante, indicou o “Give and Take “(Dar e receber), do Adam Grant, e trouxe algumas considerações para a gente.

“Não é revolucionário, mas é daqueles livros ótimos que organizam as informações que já temos e confirma aquilo que suspeitávamos, mas apoiados em estudos bem sérios.

Como psicólogo comportamental e professor da universidade de Wharton, Grant estudou o processo de tomada de decisão nas empresas e a questão da reciprocidade. Ele descobriu que há três tipos de pessoas: os takers (a tradução seria tomadores ou pegadores, mas acho tão ruim que vou optar por usar o termo original), os givers (doadores) e os matchers (de novo uma tradução infeliz; seria algo como aqueles que tentam equilibrar ou fazer um compromisso entre o que dão e recebem).

Os takers são aquelas pessoas que querem levar vantagem em tudo; aproximam-se dos outros com a expectativa do que podem ganhar com isso. Estão sempre buscando oportunidades de ganhar alguma coisa. A marca registrada dos takers é o lucro nas relações, ou seja, receber sempre mais do que se investe.

Os givers são aquelas pessoas para quem a gente sempre pede ajuda quando precisa. Givers estão sempre dispostos a dar uma mão, mesmo que não recebam nada em troca. Mas outra coisa interessante é que, para eles, também é natural pedir e aceitar ajuda. Givers colaboram como que por instinto e sentem prazer nisso.

Os matchers são aquelas pessoas que estão sempre tentando retribuir os favores na mesma medida em que receberam. Estão sempre calculando uma forma de serem justos e equilibrar o que dão e o que tomam como retorno. “Várias outras informações bem interessantes e que promovem uma reflexão não só para pessoas físicas, mas para instituições sociais, ONGs, empresas, governos são apresentadas no livro e foram trazidas pela Lígia Fascioni na análise que ela disponibilizou em seu site: www.ligiafascioni.com.br


 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários