Dependência Química

Tio Flávio / 20/07/2018 - 20h29

Frequentemente recebo mensagens em redes sociais de pessoas que estão com um familiar vivendo na dependência química. Mães e irmãos que viram codependentes, já que acompanham de perto a degradação física e psíquica das pessoas que amam.

Com mais frequência ainda recebo pedidos de apoio de mães que descobriram que seus filhos estão usando algum tipo de droga e elas não sabem o que fazer. Se uma internação compulsória resolveria ou se há outra possibilidade.

Para que a família receba uma orientação, seria interessante procurar o Cread (Rua Espírito Santo, 495, 6º andar, no Centro de Belo Horizonte , das 7h30 às 17 horas) ou entrar em contato através do telefone (31) 3915-2841. 
Mas, incomodado, fui conhecer o trabalho de uma comunidade terapêutica (CT) em Santa Luzia, Região Metropolitana de BH, que possui uma unidade masculina e uma feminina, próximas.

A Ação Social Centro de Reintegração Mais que Vencedores, mais conhecida por Cerdad (Centro de Recuperação em Dependência em Álcool e outras Drogas) foi fundada em 2012 por Diego Antônio Alves Aguiar, ex-dependente químico, que usou crack por 15 anos e foi recuperado em 2009 por meio de tratamento em CT.

Surgiu daí um desejo de abrir um projeto que resgatasse essas pessoas que vivem os mesmos problemas e as mesmas dificuldades que um dia ele viveu. Os anos de experiência e uma trajetória de coerência, amor e respeito pelo ser humano fazem com que a equipe obtenha excelentes resultados na recuperação e na reinserção social de dependentes de álcool e drogas.

A metodologia do tratamento é elaborada conforme a necessidade de cada acolhido. Os profissionais possuem experiência na área, possibilitando uma empatia maior entre residente e equipe técnica (terapia cognitiva comportamental, 12 passos de anônimos, terapia individual e em grupo com psicóloga, trabalho de libertação, dinâmicas, oficinas terapêuticas, dentre outros).

Vale a pena se informar sobre as CTs que existem e o tipo de tratamento que ofertam. Em breve, traremos outras instituições que fazem trabalhos sérios em prol do ser humano. Para falar com o Cerdad: www.cerdad.com.br e (31) 36412949


 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários