Desmistificando a adoção

Tio Flávio / 20/09/2019 - 06h00

Ouça áudio de Tio Flávio sobre a coluna de hoje:

A discussão sobre a adoção de uma criança ou adolescente é acompanhada de muito planejamento e expectativa dos novos pais, que pesquisam como devem proceder para realizar esse sonho de abrir seu lar e sua família à chegada de um filho. As dúvidas são muitas e diversas famílias vão sondando até entenderem por onde começar esse processo.

O ideal é procurar as orientações corretas, para que tudo saia da melhor forma possível para todos os envolvidos e a aproximação de ambos os lados seja feita com êxito. Mas, onde encontrar todas essas orientações de maneira confiável, com pessoas que militam nessa causa e que já efetivaram uma adoção?

O GAABH é o Grupo de Apoio à Adoção de Belo Horizonte, formado por voluntários e criado para discutir, orientar e transmitir informações sobre adoção. A possibilidade de interagir e conviver com pessoas que também têm as mesmas dúvidas, incertezas e angústias significa ter apoio durante o período de espera, na chegada do filho e no período pós-adoção.

O grupo é aberto a todos os tipos e configurações familiares e busca desmistificar algumas ideias preconceituosas sobre a adoção. “Sonhamos com o dia em que o direito de todas as crianças e adolescentes de viver em família seja respeitado e atendido”, dizem os coordenadores do grupo.

O GAABH foi criado em 2010, por um grupo de pais que tinham diversos questionamentos sobre a adoção e resolveram se apoiar e, juntos, buscar esclarecimentos para as suas perguntas.

Hoje, é um dos 124 grupos espalhados pelo Brasil e que compõem A Angaad (Associação Nacional).

O legal é que há reuniões mensais com pais adotivos e candidatos à adoção, bem como com pessoas simpatizantes à causa. E, atualmente, o GAABH abre espaço para voluntários que queiram ajudar a sensibilizar a sociedade, propagar as informações corretas e fortalecer esse movimento. 

Uma boa oportunidade para ampliar o conhecimento sobre esse tema será o 8º Encontro Mineiro de Adoção, que acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro, em Belo Horizonte, com nomes de importância reconhecida sobre o tema da adoção, que vão apresentar e debater conceitos que promovam a reflexão e contribuam para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, entre esses, a adoção legal, segura e para sempre. 

Para mais informações: gaabh.org.br.
 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários