Família Positiva BH

Tio Flávio / 15/03/2019 - 06h00


O movimento Família+ é um grupo de WhatsApp  que surgiu pela necessidade de acolhimento para as pessoas diagnosticadas com o HIV, seja recentemente ou não, mas que são impactadas com a notícia e a sua aceitação e precisam de informação, direcionamento, troca de experiência, etc. 


Pensando em um instrumento que possibilitasse que a pessoa vivendo com HIV tivesse esse apoio, orientação e cuidado, é que veio a ideia de potencializar o uso da ferramenta digital que hoje é uma das mais utilizadas para contatos e torça de informações.


Um grupo de amigos vivendo com HIV/Aids foi que teve essa iniciativa e hoje são os moderadores do grupo e referências nesse assunto e conseguem, atualmente, agregar mais de 100 pessoas de BH, região metropolitana e interior.


O Família + é reconhecido pelos  Serviços de Atenção Especializadas -  SAE’s de Belo Horizonte, na qual os profissionais de psicologia e serviço social falam do grupo para as pessoas com dificuldade de aceitação, dúvidas, negação, entre outros conflitos, e aqueles que se interessam são encaminhado para os administradores adicionarem ao grupo.


Outra maneira de adesão de novos participantes é  quando os próprios integrantes  fazem propaganda do grupo, do acolhimento, boa convivência e apoio entre pares nos locais de atendimentos e relatam o quanto foi importante para aceitação, entendimento e superação.


Além do acolhimento e convivência via rede, o Família+ prioriza momentos presenciais como encontros mensais, passeios (sítio, parques, bares, etc), entendendo ser de grande importância sair do mundo virtual e ter o aconchego, o abraço, o beijo, o toque e o olhar um do outro. Esses momentos servem como forma de recarregar as energias, compartilhar emoções e carinho e fortalecimento das pessoas e do coletivo.


Caso você conheça pessoas que precisam desse apoio, não deixe de  indicar o intagram @familiapositivabh. Ali, além de informações diversas, você poderá conversar com alguém do movimento que orientará sobre a entrada no grupo.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários