Instituto da oportunidade social

27/05/2016 às 07:52.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:37

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o total de pessoas desempregadas no mundo pode chegar a 3,4 milhões até 2017. Até o final de 2015, somente no Brasil foram perdidas aproximadamente 1,5 milhão de vagas de trabalho. A expectativa da OIT é que até 2017, 700 mil brasileiros sejam adicionados neste quadro.

As estatísticas mostram que adquirir e manter um emprego formal é cada vez mais difícil. Independentemente da crise, o nível de exigência das empresas têm aumentado e a concorrência entre os candidatos se torna mais acirrada. Jovens sem experiência ou pessoas que possuem algum tipo de deficiência têm ainda mais barreiras quando o assunto é conquistar um bom emprego.

Comprometido com a empregabilidade de jovens da rede pública de ensino e pessoas que possuem deficiência física, visual parcial e/ou auditiva que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, o IOS (Instituto da Oportunidade Social) desenvolve, desde 1998, projetos de capacitação gratuita em temas variados. “Tecnologia”, “Comunicação” e “Administração” compõem a grade de cursos. Também qualificado como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, o IOS já capacitou 27 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. 

A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora – além da Accesstage, Brasilprev, Certisign, Credit Suisse, IBM, Instituto HSBC, Hochtief, dentre outras.

Os cursos oferecidos têm duração aproximada de cinco meses e são realizados em unidades do IOS nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Joinville (SC). Só para Belo Horizonte são 160 vagas para as duas unidades, por semestre.

Podem participar estudantes da rede pública, com idade entre 16 e 29 anos e que estejam cursando ou que já concluíram o ensino médio; também para pessoas com deficiência física, auditiva e visual parcial, a partir de 16 anos.

Inscrições

Para a inscrição presencial, os interessados devem levar os seguintes documentos: RG (original e cópia), CPF (original e cópia), CPF dos pais ou responsáveis, comprovante de escolaridade, comprovante de residência (água, luz e telefone – levar os três), comprovante de rendimento dos pais ou responsáveis (documento obrigatório para menores de 18 anos) e laudo médico comprovando deficiência (somente para pessoas com deficiência). 

As inscrições podem ser feitas pessoalmente em qualquer unidade da IOS em Belo Horizonte: UniBH – Campus Cristiano Machado, avenida Cristiano Machado, 4.000 – Bairro União – Laboratório 123 (ao lado do Supermercado Extra) e no CESAM-MG, Rua Josué Menezes, 240 – Gameleira 

Para obter mais informações e saber quais são as outras unidades espalhadas pelo Brasil, como realizar a inscrição e se manter atualizado sobre os próximos serviços do IOS, acesse o site do instituto: www.ios.org.br. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por