Mesa Brasil Sesc: Mobilização, conscientização e transformação social

21/07/2016 às 20:02.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:24

De um lado, empresas dispostas a exercer a responsabilidade social, doando alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Na outra ponta, instituições sociais aguardando essas ofertas para reduzir a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. O responsável pela união dessas vontades e necessidades: o Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e nutricional que busca onde sobra e entrega onde falta.

Além de BH, Montes Claros e Uberlândia são as cidades que hoje contam com unidades desse programa do Sesc, em atuação desde 2003 em Minas Gerais. A rotina de coleta e entrega de alimentos é conduzida pelos próprios parceiros doadores, por profissionais do Sesc e por transportadoras contratadas. Mas antes de seguirem o caminho da instituição beneficiada, esses alimentos são triados, separados e organizados por uma equipe de voluntários, base de sustentação do programa.

“Projeto contribuiu com a complementação de 14,4 milhões de refeições em Minas, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas”

  

Os resultados são muitos. No primeiro semestre de 2016, foram arrecadados 1,49 milhão de quilos de alimentos – como frutas, verduras, legumes, além de arroz, feijão, leite e suco. Com isso, foi possível contribuir com a complementação de, aproximadamente, 14,4 milhões de refeições em Minas Gerais, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas no ano passado. No mesmo período, 919 instituições sociais, na capital e no interior do Estado, foram alcançadas, tanto por meio de doações quanto pelas 314 atividades educativas. Vale lembrar que todo esse trabalho é fruto do esforço dos 372 voluntários do programa e dos 397 parceiros doadores.

O processo de cadastro de empresas e instituições sociais que fazem parte dessa mobilização em prol da sustentabilidade social e ambiental é realizado por meio de reuniões com representantes e proprietários dos estabelecimentos comerciais para apresentação do programa e capacitação de funcionários. São realizadas visitas aos lugares que receberão doações para avaliação do espaço. Para ser um dos beneficiados, a entidade precisa ser filantrópica, servir refeições no local e ter toda documentação legal exigida para o seu funcionamento.

Ações educativas e geração de renda
[Além da distribuição de alimentos excedentes, o Mesa Brasil Sesc também oferece ações educativas. Treinamentos constantes são fornecidos às empresas doadoras, durante a separação e coleta dos alimentos, e para as instituições atendidas, que aprendem técnicas de aproveitamento integral dos mantimentos e boas práticas no manuseio, conservação e preparação alimentar, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a alimentação do público atendido. Os funcionários das instituições beneficiadas ainda participam de oficinas, que, futuramente, podem se tornar uma possibilidade de complementação de renda, gerar crescimento pessoal e social e, também, contribuir para a autonomia dos participantes. As ações educativas são desenvolvidas permanentemente e têm como foco temas que abordam o desperdício de alimentos, a higiene no preparo das refeições, a educação alimentar, a cultura do consumo consciente, a inclusão social e a auto-sustentabilidade das instituições sociais.

Para mais informações sobre o programa Mesa Brasil Sesc, entre em contato com: Belo Horizonte - (31) 3222-5118 ou 3888-3030 - mesabrasil@sescmg.com.br; Montes Claros: (38) 3221-5896 - mesabrasilmontesclaros@sescmg.br; Uberlândia: (34) 3304-1239 – mesabrasiluberlandia@sescmg.com.br.



 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por