'Meu Guri'

29/12/2016 às 19:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:15

Fundado em junho de 2000, o Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania (IJUCI) é uma associação civil sem fins lucrativos que desenvolve ações com o objetivo de promover e garantir o acesso aos direitos fundamentais e humanos.

O IJUCI executa atualmente dez programas sociais de políticas públicas em parceria com os governos Municipal, Estadual e Federal, além de parcerias com voluntários e outras instituições, visando beneficiar crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade pessoal e social que tiveram seus direitos violados. A instituição também presta serviços aos moradores de regiões com alto índice de criminalidade.

São atuações que, de um ponto de vista, poderia se dizer invisíveis, pois o trabalho tem sido feito em diversas frentes e a sociedade pouco percebe o que tem sido realizado, mas que a sua ausência criaria, provavelmente, um caos social. Porém, é também pensamento do instituto trazer as pessoas da sociedade civil mais para próximo, ajudando a pensar e executar ações de extrema importância para o bem-estar de todos.

Para ampliar a sua atuação, o Ijuci está com uma campanha de financiamento online para manutenção de casas que acolhem crianças, adolescentes e jovens em situação de risco pessoal e social e que sofreram maus-tratos. O  “Meu guri… Refazendo essa história”, tem o objetivo de arrecadar recursos para a manutenção dessas Unidades de Abrigamento Institucional, a fim de oferecer mais conforto, proteção e dignidade para esses meninos e meninas em seus novos lares.

As casas ainda estão sendo equipadas e o valor arrecadado com a “vaquinha” online será revertido em móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, itens de cama, mesa e banho, utensílios domésticos entre outros materiais necessários.  

Em um dos lares serão atendidas crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de sete a 17 anos, exclusivamente grupo de irmãos. Duas unidades atenderão jovens de 18 a 21 anos, que viveram em abrigos e completaram maioridade. Outras duas casas acolherão meninos de 12 a 17 anos, somando-se as duas, geridas pelo IJUCI, que já recebem meninos dessa faixa etária. No total, até 87 crianças, adolescentes e jovens em situação de risco pessoal e social, do município de Belo Horizonte, sob medida de proteção em acolhimento institucional, encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público e Conselho Tutelar, poderão ser atendidos nessas Unidades, em co-gestão com a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social de Belo Horizonte.

As formas de doação e regras estão disponíveis no site da campanha: www.redeamiga.ijuci.org.br, e você pode participar quantas vezes quiser.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por