Minas de Sonhos

04/11/2016 às 06:18.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:39

Um certo dia, durante uma palestra para professores, um participante me perguntou qual seria a saída para o Brasil. Eu citei a assistente social Maria Ribeiro da Silva, que viveu no Rio Grande do Sul e afirmava que tudo passaria pelo resgate da família e assistência à infância e adolescência. Mas ela completava sempre: “é preciso desenvolver a confiança, diálogo e respeito entre as pessoas.” 

Já a professora Noemi Gontijo, responsável pela linda obra do Salão do Encontro, em Betim, MG, conta uma história de um artesão, meio incrédulo, que foi convidado por ela a observar uma mãe ao amamentar. Olhando a cena ele afirmou: “já entendi: a senhora quer que eu tire afeto do barro, não é isso?”
 O projeto social ''Minas de Sonhos'' traduz tudo isso dito acima. Com investimento nos jovens, é possível ter mudanças consideráveis numa sociedade que está cada vez mais descrente.

Funcionando no turno da tarde e atendendo cerca de 120 adolescentes, com idades entre 14 a 16 anos, alunos dos ensinos fundamental II e médio, devidamente matriculados e freqüentes nas escolas  das cidades de Confins, Lagoa Santa, Matozinhos e Pedro Leopoldo participam diariamente de oficinas esportivas, culturais, orientações para o mercado, workshops de trabalhos manuais e artes, além de ações de inclusão digital. Os princípios básicos do projeto são o desenvolvimento pessoal e social, a preservação do meio ambiente, a melhoria na qualidade de vida, alimentação, saúde e cidadania.

Gerenciado pela Fundação Pedro Leopoldo (FPL), o projeto conta com  o apoio da BH Airport (concessionária que administra o Aeroporto Internacional Tancredo Neves), que assume boa parte do investimento financeiro, além das administrações municipais das quatro cidades no entrono do aeroporto, que selecionam 30 jovens de cada município para aderirem às atividades.

A coordenadora do projeto, Micheli Santos, afirma que o aluno é preparado para o competitivo mercado de trabalho, além de todo um esforço para o resgate da autoestima dos adolescentes e estímulos para que não desistam dos seus sonhos.

 Os professores que participam do projeto também preparam os alunos para as oportunidades profissionais que existem nas empresas da região. As atividades/oficinas são desenvolvidas nas dependências da fundação Pedro Leopoldo.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por