Muito além do lucro

11/05/2017 às 14:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:31

Tio Flávio*
  
Transformar o mundo em um lugar melhor utilizando o empreendedorismo. Essa é a maior ambição de um negócio social. As empresas desse segmento são pensadas para trazer soluções para problemas sociais ou ambientais. Com o objetivo de disseminar esses conceitos e discutir o ensino do empreendedorismo social em escolas e universidades, o Sebrae Minas e a Yunus Negócios Sociais realizam o Fórum de Negócios Sociais e Educação, no dia 22, das 8h30 às 17h30 na sede do Sebrae Minas (Av. Barão Homem de Melo, 329). As inscrições podem ser feitas por meio do site: http://bit.ly/ingressosforum2017


Diferente de uma ONG, os negócios sociais geram seus próprios recursos financeiros e não dependem de doações. Seu funcionamento utiliza as mesmas teorias e práticas adotadas por empresas privadas. Muhammad Yunus, fundador da Yunus Negócios Sociais, é um dos  precursores deste modelo de negócio no mundo e em 2006 ele foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz pelos seus feitos. A Yunus chegou a Minas com a proposta de disseminar esse conceito por aqui. “A ideia do Fórum nasceu da percepção de que esse tipo de negócio, além de proporcionar benefícios para a sociedade, tem atraído muitos jovens em busca da tão almejada carreira com propósito, pois possibilita sucesso profissional junto com a satisfação de estar contribuindo para algo maior”, explica Gabriela Reis, gestora da Yunus em Minas. 


A atuação do Sebrae com negócios de impacto social tem aderência à sua missão e visão de contribuir para o desenvolvimento sustentável e construção de um Brasil mais equitativo pelo viés do fortalecimento das micro e pequenas empresas.  “O Sebrae concentra esforços para estimular, atender e apoiar aqueles que dentre o seu público alvo original - pequenos negócios - buscam agregar uma nova dimensão ao ambiente empresarial e despertar uma nova consciência social, respondendo a problemas concretos do cenário econômico e social do país”, afirma a analista do Sebrae Minas, Márcia Valéria Cotta Machado.


Um dos palestrantes do Fórum, o empresário Ralf Toenjes, 25 anos, falará sobre sua empresa, a Renovatio, fabricante de óculos de grau a baixo custo. Acelerada pela Yunus, a empresa também atua na distribuição dos produtos para pessoas de baixa renda.  Ralf foi reconhecido este ano pela revista Forbes Brasil como um “under 30”, jovens de até 30 anos que fazem a diferença no país.  
(*) Palestrante, professor, autor de livros e idealizador do Tio Flávio Cultural

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por