Redes Sociais ajudam a combater o desemprego!

07/04/2016 às 21:34.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:51

Segundo a Organização Mundial do Trabalho, quase um em cada cinco novos desempregados em 2016 e 2017 estará no Brasil. Em meio à crise econômica e à recessão, as possibilidades e oportunidades no mercado de trabalho já foram sentidas em 2015. Tatiana Sansi, arte educadora e coordenadora de projetos sociais busca, há seis meses, uma oportunidade em sua área. Por ser um cargo muito específico, tem muitas dificuldades em encontrar um trabalho que se encaixe ao seu perfil.

Como a Tatiana recebe, diariamente, por mailing e redes sociais, vagas de emprego, oportunidades e cursos que às vezes passam despercebidos pelo simples fato de não atenderem à sua procura, ela teve uma ideia que já ajudou muita gente: “pensei que enquanto estou em busca da “vaga dos sonhos” e ela não chega até mim, esta aqui pode ser a “vaga dos sonhos” de alguém. Imediatamente compartilhei a ideia de criar um grupo de amigos no whatsApp para a troca de informações, mas sinceramente achei que seria uma rede construída apenas com os meus contatos pessoais”.

Em 30 minutos o grupo “Empregos e Oportunidades” já estava com 40 participantes. Em dois dias já somavam 100 pessoas. O grupo foi criado dia 23 de fevereiro e cresceu rapidamente com o fortalecimento dos participantes que agregavam diariamente pessoas do seu círculo de convivência, que também estavam em busca de trabalho.

Ao completar um mês e meio de existência foi realizado um levantamento com os próprios participantes para visualizar os resultados do grupo e para surpresa de todos os números estavam bem animadores: dentre 340 participantes, 73 entrevistas foram realizadas e 22 contratações efetivadas. Mas o que mais chama a atenção não é o grande número de pessoas que buscam oportunidade no mercado de trabalho, e sim a quantidade de pessoas que entram no grupo pelo simples fato de ajudar com informações.

Uma das integrantes do grupo, Patrícia Ferreira, 27 anos, afirma: “Recebo demandas e compartilho ofertas de emprego na área ambiental e de segurança. Entrei em busca de profissionais para prestação de serviços específicos. Com o tempo fui entendendo a dinâmica e fiquei mais atenta às ofertas de emprego que via. Comecei a divulgar todas as demandas que recebia, pois pensava: com tantas pessoas no grupo, com diversos tipos de mão de obra, alguém poderá se interessar e tentar aquela vaga”.

Tataiana Sansi diz acreditar que o processo colaborativo e a doação voluntária de informações ajudam a despertar no outro o espírito de solidariedade. “E acredito que isso é o que faz o mundo mais bonito! Então, porque não criar o seu grupo também?”, sugere.

Para participar dessa iniciativa, mande uma mensagem no whatsApp (31) 99457-7449

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por