Um TETO para chamar de seu!

Tio Flávio / 09/11/2018 - 07h00

Olha que coisa mais linda isso: propiciar um pouco de dignidade às famílias em alta vulnerabilidade social, mas não só doando o que eles precisam, e sim envolvendo-os na construção daquilo que será deles. Essa ideia vem de uma organização internacional com forte presença no Brasil há mais de 10 anos. O projeto Construção com Famílias é uma das ações da Organização Internacional TETO-Brasil, que traz a oportunidade para famílias ou grupos de amigos participarem juntos da construção de uma casa, ombro a ombro, com uma família que hoje vive em situação de vulnerabilidade. 

Além disso, essas equipes assumem o desafio de financiar esse novo lar e de tornarem real o sonho de uma moradia digna. Mais do que construir um novo lar, na Construção com Famílias são criados novos laços e fortalecidas relações com pessoas de comunidades invisíveis para na sociedade. É uma experiência única e transformadora! Nos dias 8 e 9 de dezembro, o TETO quer trabalhar com 19 famílias da comunidade Terra Nossa, no bairro Taquaril, em Belo Horiznte. Para viabilizar uma das 19 casas a serem construídas, no valor de R$ 8 mil, o grupo tem até o dia 21 de novembro para arrecadar o valor.


A casa de emergência do TETO é um modelo pré-fabricado de 18 metros quadrados que é construída em dois dias, com a participação de voluntários de dentro e fora da comunidade. Doze estacas de madeira elevam e sustentam a estrutura da casa evitando, assim, a entrada de água da chuva, umidade e animais nocivos. O processo de construção gera um encontro entre duas realidades marcadas pela desigualdade, promovendo uma reflexão crítica e propositiva frente à problemática da pobreza em nossa sociedade, além de promover a mobilização comunitária. As doações podem ser feitas através desse link : http://teto.juntos.com.vc/pt/construcaocomfamiliasmg012
Caso queira entender um pouquinho mais do projeto, podem entrar no site do TETO ( http://www.techo.org/paises/brasil/ )


(*) Palestrante, professor, autor de livros e idealizador do Tio Flávio Cultural
 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários