Uma nova biblioteca para você

Tio Flávio / 27/07/2018 - 07h00


A ONG Um Pé de Biblioteca, UPDB, tem como propósito apoiar grupos a usarem a biblioteca como instrumento de incentivo à leitura, acreditando nisso como um ponto fundamental para a transformação da educação no país. 

Para comemorar os 15 anos de atuação, a ONG elaborou um edital que dará de presente uma biblioteca a uma comunidade carente de acesso à leitura. Essa iniciativa faz parte da “Jornada Pela Biblioteca”, que tem como objetivos:

– Apoiar, capacitar e incentivar a comunidade enquanto protagonistas deste movimento, a fim de garantir sua continuidade e ampliação;

– Envolver voluntários, empresas e comunidade a fim de promover a transformação social da comunidade e da realidade de crianças e jovens;

– Contribuir para a mobilização de uma ampla rede de pessoas engajadas em prol da causa da leitura.

Grupos interessados em abrir novas bibliotecas ou melhorar espaços já existentes podem se inscrever para receber o Baú UPDB, que contém aproximadamente 60% do material para dar a largada em uma biblioteca novinha para sua comunidade.

Ao final das inscrições, a primeira etapa da Jornada permitirá selecionar dentre os grupos habilitados, e em conformidade com as exigências do edital, as 10 equipes mais preparadas para montar uma biblioteca e que estarão aptas a passarem para a segunda etapa.

A Jornada funciona como uma gincana, com ações específicas e direcionadas para cada fase.

Cada grupo terá metas a serem cumpridas e que, quando realizadas, liberam a fase seguinte. A reforma, captação de voluntários e a conquista dos outros 40% do acervo necessários para a inauguração ficam sob a responsabilidade do grupo que busca receber o apoio.

Ao final, os grupos serão convidados para apresentarem em um dia específico seu projeto para uma banca, sendo avaliados pelo nível de engajamento e empreendedorismo. 

O grupo vencedor se compromete a inaugurar a Biblioteca dentro do prazo de 30 dias após o evento de premiação.

Para conhecer o edital: http://bit.ly/JornadaPelaBiblioteca2018 ou conheça o projeto em: https://www.facebook.com/UmPedeBiblioteca/

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários