O mundo vai se fechar

Publicado em 26/07/2020 às 14:55.Atualizado em 27/10/2021 às 04:07.

O pós-pandemia vai apresentar a nós um outro mundo, bem diferente daquele que existia antes, em termos de hábitos, de fluxos humanos e financeiros. Mas que mundo será esse?

Três tendências parecem indicar que os países passarão por um fechamento: (i) os apoios à produção local, à indústria local e ao comércio local são já percebidos como uma forma de defesa contra a crise; (ii) o medo “sanitário” deve diminuir o fluxo de pessoas pelo mundo e mesmo dentro do país; (iii) o desemprego e o medo da possível extensão da crise financeira desestimulará o turismo e, com ele, o intercâmbio sócio-cultural.

Vamos viver uma onda nacionalista, no sentido de fechamento de economias se protegendo contra produtos estrangeiros, inclusive com possibilidade de criação de barreiras regulatórias e tarifárias?

Por outro lado, a queda global dos juros fará com que as reservas financeiras mundiais tendam a migrar de investimentos financeiros e dívidas públicas nacionais para a economia real, para evitar o que muitos já começam a ver como o fim do rentismo no mundo. Isso deveria fazer com o que aumente o fluxo financeiro internacional, com aporte de recursos em países, como o Brasil, que tem capacidade de produção e de expansão do seu parque industrial.

Mas se o mundo tiver se fechado, esses recursos virão? Se não vierem, provavelmente faltarão recursos para a necessária retomada econômica em países mais pobres, como o Brasil.

E se vierem os recursos, mas as economias mundiais estiverem fechadas para a produção, teríamos condição de aumentar a renda interna na velocidade necessária para absorver esse crescimento sem os mercados internacionais que por décadas garantem a sustentação da economia brasileira?

Os desafios que surgirão no pós-pandemia vão redesenhar o mundo e as finanças públicas e privadas. Temos de estar prontos e atentos, pois os riscos e oportunidades podem redesenhar o nosso futuro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por