Professor WendelFormado em Comunicação Social e Artes Cênicas pela UFMG. Professor universitário e deputado estadual pelo Solidariedade

Céu fechado em Minas Gerais

Publicado em 14/01/2022 às 18:10.Atualizado em 18/01/2022 às 00:54.

Quando o assunto é temporada de chuvas, não podemos ignorar a realidade de muitas cidades e famílias que são severamente afetadas em Minas Gerais todos os anos. Contudo, 2022 chegou rompendo com todas as projeções dos possíveis acidentes causados pelas tempestades no nosso Estado, deixando inúmeros municípios afetados e em estado de alerta. Cidades inundadas, vias impedidas, deslizamentos de terra e óbitos. Saldo da tragédia desencadeada pelos temporais em Minas Gerais, o que levou o Estado a registrar o maior número de cidades em emergência por causa das chuvas dos últimos oito anos. 

Na última semana, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais devolveu ao governo do Estado R$ 106,5 milhões em recursos que foram economizados pelos 77 deputados estaduais ao longo de 2021. No intuito de prestar assistência aos municípios e aos cidadãos mineiros atingidos pelas chuvas, nós, deputados, fizemos a recomendação para que o valor devolvido seja utilizado para minimizar os impactos causados em decorrência das tempestades. 

Em Capitólio, cidade referência do turismo em Minas, o deslizamento de pedra no Lago de Furnas matou dez pessoas e deixou 25 feridos. Segundo especialistas, a tragédia pode ter sido acelerada pela erosão do solo e infiltração da água das chuvas.

Nasci e fui criado no bairro Santa Terezinha, na região da Pampulha em Belo Horizonte, local com histórico de tragédias causadas por fortes chuvas e desde muito novo pude acompanhar essa realidade. Os desastres trazidos pelas tempestades e pela falta de planejamento urbano sempre me preocuparam, desde antes do meu ingresso na vida política, quando criei o projeto “BH Sem Enchentes”, que depois de cinco anos de mobilização conquistou uma importante obra que findou o problema de alagamentos na avenida Heráclito Mourão de Miranda, região da Pampulha. E hoje, em 2022, assumo novamente o compromisso de articular o que está dentro da minha alçada, para minimizar os danos trazidos pelas chuvas em nossa Minas Gerais. O importante agora é unir nossas forças, para auxiliar aqueles que necessitam e manter a esperança de que dias melhores e ensolarados virão.

O Projeto Social Brasil Melhor, com sede no bairro Santa Terezinha, na capital, está se mobilizando mais uma vez para reduzir os danos trazidos pelos alagamentos e deslizamentos em Belo Horizonte e região metropolitana. A ONG está recebendo alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene, roupas de cama, colchões e rações para animais. Os itens podem ser entregues na Rua Cristiano Otoni, 133, no bairro Santa Terezinha. Informe-se sobre campanhas para ajudar os atingidos na sua cidade e ajude dentro daquilo que você pode fazer. Todo ato de solidariedade muda vidas neste momento.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por