Na quinta-feira (08), seguinte ao domingo da Festa da Santíssima Trindade, cerca de 60 dias após a Páscoa, celebramos o "Corpus Christi", que é uma festa religiosa celebrada anualmente pela Igreja Católica, em honra ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia. A expressão "Corpus Christi" é de origem latina e significa "Corpo de Cristo".
No catolicismo, representamos o corpo e o sangue de Cristo com pão e vinho. Essa tradição milenar se dá na Última Ceia de Jesus com seus discípulos, conforme descrito nos Evangelhos do Novo Testamento da Bíblia. A prática de usar pão e vinho na celebração da Eucaristia foi sendo estabelecida ao longo dos primeiros séculos do cristianismo, à medida em que a tradição litúrgica e os ritos foram desenvolvidos. A importância do pão e do vinho na Eucaristia é entendida como uma continuação do gesto de Jesus na Última Ceia, que é reatualizado e vivenciado pelos fiéis durante a Missa.
De acordo com a narrativa bíblica, durante a Última Ceia, Jesus compartilhou uma refeição com seus discípulos antes de sua crucificação. Na refeição, Ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim". Da mesma forma, ele tomou um cálice de vinho, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Este é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos".
Para os católicos, assim como eu, as palavras de Jesus são interpretadas pela tradição cristã católica, como instituindo o sacramento da Eucaristia, no qual o pão e o vinho são consagrados pelo sacerdote durante a Missa, tornando-se o verdadeiro corpo e sangue de Cristo. Essa crença é conhecida como doutrina da transubstanciação.
É importante ressaltar que a compreensão e a interpretação da Eucaristia podem variar entre as diferentes denominações cristãs, com algumas igrejas interpretando o simbolismo do pão e do vinho de maneira diferente da do Brasil. No entanto, a ideia de representar o corpo e o sangue de Deus por meio do pão e do vinho tem suas raízes na narrativa bíblica e foi transmitida e desenvolvida pela tradição cristã ao longo dos séculos.
Assim, vamos comemorar com muita alegria e fé a Festa de Corpus Christi, que será celebrada nesta próxima quinta-feira, 8 de junho, afinal é um feriado importante e de muito significado para todos nós católicos. Aproveitamos para agradecer e pedir um ano com mais prosperidade, amor, bênçãos, resiliência, compaixão e paz.