Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Professor WendelFormado em Comunicação Social e Artes Cênicas pela UFMG. Professor universitário e deputado estadual pelo Solidariedade

Minas Gerais, berço cultural

Publicado em 15/10/2021 às 16:13.Atualizado em 05/12/2021 às 06:04.

Que a arte e a cultura são elementos importantíssimos para o desenvolvimento social, coletivo e individual, nós já sabemos. Mas você sabe diferenciar arte e cultura?

O dicionário Aurélio apresenta a definição de arte com um conceito que exprime a ideia de técnica, de labor e até mesmo de produto final, a obra de arte. Levando em conta que para a arte passar a existir é necessário que antes haja como plano de fundo uma sociedade com costumes próprios, modos de visão e estruturas sociais religiosas e intelectuais, fica fácil visualizar que de certa forma a cultura precede a arte. Então podemos dizer que a cultura é o berço da arte, sendo a expressão artística o produto final, que carrega os traços das respectivas estruturas sociais.

O congado, por exemplo, rica manifestação cultural artística de Minas Gerais, carrega as matrizes religiosas africanas e católicas, enraizando tradições e mantendo viva toda uma cultura que remonta uma época em que os negros eram tolhidos de sua liberdade individual e principalmente do direito de se expressar através de tradições religiosas próprias. O nome “congado” faz menção ao Rei do Congo, o Chico-Rei, que foi trazido para o Brasil em um navio negreiro, tendo mais tarde ido para Vila Rica (atual Ouro Preto), onde pôde libertar seu filho e outros escravos de sua comunidade. A festa do congado tradicionalmente envolve muita música, levantamento de mastro e a coroação simbólica do Rei do Congo, como forma de celebrar a liberdade de todo um povo que antes era prisioneiro.

A arte realmente tem um poder muito grande de devolver a dignidade e a liberdade roubadas de um povo. Por meio da reapropriação das próprias tradições é que a arte permite que parte da cultura seja resgatada, uma vez que a arte é o retrato de um povo em determinada época.

Outra grande expressão cultural artística em Minas é a Festa Junina. Presente em todo o Brasil, a festa junina ganha mais destaque aqui em Minas, já que incorpora a nossa culinária local, com alimentos à base de milho, queijo e afins. Essa tradição cultural artística tão popular ocorre também no norte da Europa, e tanto aqui quanto lá, o objetivo central da festa é celebrar santos bastante populares: São João, São Pedro, São Paulo e Santo Antônio. O figurino da festa remonta ao povo campestre, com evidentes influências nordestinas. A festa junina realmente é uma expressão cultural artística muito rica e diversa, presente em vários locais, especialmente em Minas Gerais.

Um verdadeiro presente para nós mineiros, tantas e tão especiais comemorações em torno da cultura e da arte, bens atemporais que eternizam em Minas um retrato da cultura do povo mineiro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por