Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Professor WendelFormado em Comunicação Social e Artes Cênicas pela UFMG. Professor universitário e deputado estadual pelo Solidariedade

“Minas são muitas”

Publicado em 07/12/2020 às 06:43.Atualizado em 27/10/2021 às 05:14.

Neste mês de dezembro, nós belo-horizontinos temos importantes comemorações. No dia 02, festejamos os 300 anos de Minas Gerais e no próximo sábado, 12, é dia de cantar parabéns para a nossa capital que completa 123 anos de história.

Eu, como bom mineiro nascido em Belo Horizonte, tenho muito orgulho e carinho por Beagá e pelo estado. E não faltam motivos para comemorar. Minas completa três séculos de história, cultura, referências, celebração e superação. Somos o estado brasileiro com mais municípios: 853 cidades, e com a segunda maior população do Brasil, somos mais de 20 milhões de mineiros; um povo alegre, solidário e hospitaleiro. Aqui há diversidade de costumes, sotaques e tradições. É extensa a nossa lista de belezas naturais, cidades históricas e turísticas. São inúmeras referências na música, na arte, artesanato e as peculiaridades da nossa comida.

Como representante de Minas Gerais na Assembleia Legislativa, eu tive a oportunidade de conhecer e me aproximar ainda mais do nosso estado. A expressão “Minas são muitas” não surgiu por acaso. Tem o mineiro de BH, que sempre que pode dá uma passadinha no Mercado Central ou na Feira Hippie. E diz com satisfação que o Conjunto Arquitetônico da Pampulha se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade. Tem o mineiro de Congonhas, que conhece melhor do que ninguém a obra fenomenal de Aleijadinho. Tem o mineiro de Salinas, orgulhoso da fama da cachaça da cidade. 

O nascido em Bom Despacho não perde a tradicional Festa de Reinado de Nossa Senhora do Rosário. O evento é tão importante que se tornou o primeiro bem imaterial da cidade registrado no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de MG (Iepha-MG). Tem o mineiro do Vale do Jequitinhonha, região conhecida pela beleza do artesanato. Quem nasce no Sul de Minas fala com orgulho das cidades que integram o circuito das águas. As plantações de café que margeiam as estradas rumo às cidades do sul são atrações à parte. Quando pensamos na Estrada Real, maior rota turística do país, nos lembramos dos mineiros de Diamantina e Ouro Preto.

Dentre tantas palavras e formas de definir Minas Gerais, escolhi um trecho do poema do patrocinense, João Batista de Queiroz, que resume bem sobre ser mineiro:
Ser mineiro é dizer UAI e ser diferente; é ter marca registrada, é ter história.

Ser mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância”. (Trecho do poema Ser Mineiro)
Parabéns, Minas Gerais! Parabéns, Belo Horizonte!
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por