Em face de um dos maiores desafios sanitários já enfrentados, muito mudou na maneira das pessoas se conectarem e no modo com o qual se relacionam com a arte e com o teatro. Especialmente na pandemia de Covid-19, com recomendações claras sobre a indispensabilidade de um distanciamento social rígido, como manter viva uma manifestação artística tão importante como o teatro? Em homenagem ao dia 27 de março, dia mundial do teatro, venho trazer algumas reflexões pertinentes sobre o que tem sido feito para garantir que as manifestações artísticas culturais não fiquem adormecidas e presas em teatros que seguem fechados desde o ano de 2020.
Meu apreço pelo teatro e pelas manifestações artísticas vem não somente do fato de ter me graduado em artes cênicas pela UFMG, mas parte também do princípio de que a sociedade se comunica através de sua cultura. As expressões artísticas se intensificam em momentos de crise, seja política ou sanitária. Muitos de vocês que estão lendo esta coluna provavelmente já tiveram a oportunidade de vivenciar um espetáculo teatral, e que experiência rica e única! O seu potencial curador é estudado desde a antiguidade, por filósofos e pensadores. Logo, diante da importância do teatro não apenas para estreitar os laços outrora esticados pelo distanciamento social, mas também para garantir esta válvula de escape à sociedade, a tecnologia está mais atuante do que nunca, a fim de garantir uma experiência que independa de um espaço físico.
Contudo, as limitações que o distanciamento social nos impõe também nos abrem margem para outras possibilidades de enxergar o teatro e sua potência através da tela do computador e até mesmo do celular, por exemplo. Através de lives, os artistas têm a possibilidade de continuar com o seu trabalho, mesmo fora do palco, e a audiência tem a possibilidade de experimentar um antídoto à solidão e ao confinamento, de maneira segura.
E não para por aí, uma vez que através da proposta de formação artística Escola Expandida, 2 mil vagas estão sendo ofertadas em todas as áreas artísticas da instituição, passando pela formação teatral. Tudo de maneira gratuita por meio da Plataforma de EAD da Prefeitura de Belo Horizonte, desenvolvida pela Prodabel e que oferece um conjunto de possibilidades que permite a interatividade entre alunos e professores em encontros on-line, chats e fóruns. Garantindo assim a continuidade da formação teatral e desta prática artística. Viva a cultura! Viva o teatro!