O município a 130 quilômetros de Belo Horizonte, na Região Central de Minas, abriga belezas naturais, monumentos, construções coloniais, igrejas e fazendas de beleza inigualáveis. O centro histórico de Santana dos Montes, com a praça da Matriz, o casario colonial e a igreja de Santana são cenários para as diversas manifestações artísticas, culturais e religiosas que tornam a cidade singular. Os trajetos realizados pelos grupos de folia de reis, congado e tocadores de viola vão além de ritos de fé e alegria. A combinação dessas referências históricas, culturais somadas aos elementos simbólicos e afetivos resultaram no tombamento estadual inédito, e por unanimidade, durante reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep).
Nos últimos anos, tive a felicidade de conhecer Santana dos Montes e criar laços de amizade nesta cidade tão especial. A população merece esse reconhecimento e a nossa saudação por cuidar e preservar os bens materiais, e especialmente a história e tradições locais. Os 3,8 mil moradores e a administração de Santana dos Montes são orgulho para todos os mineiros e referência para o nosso Estado e todo o país.
A conquista do título contou com a mobilização de autoridades e da comunidade local. Por meio das oficinas de inventários participativos realizada na cidade de Santana dos Montes, com a participação de grupos de folias, congados, tocadores de viola, empresários do setor hoteleiro e outros membros da sociedade civil, foi possível identificar, de acordo com informação da secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), uma série de elementos e referências culturais que foram integrados ao processo de tombamento.
O tombamento do conjunto edificado e o reconhecimento do patrimônio imaterial são importantes para a valorização cultural e preservação dos monumentos, além de impulsionar o turismo local. O título também garante à Santana dos Montes maior pontuação no ICMS Cultural com mais qualificação para captação de recursos estaduais e federais que podem ser investidos no município.
Santana dos Montes entra para a história como a primeira cidade a receber o tombamento estadual “híbrido”, um presente antecipado para o aniversário de 60 anos de emancipação que será comemorado no próximo dia 30 de dezembro. Parabéns aos órgãos envolvidos; Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Conep, Secult e a cada cidadão santanense por manterem Minas Gerais como referência na preservação cultural, histórica e patrimonial.