Os serviços digitais já fazem parte do dia a dia do brasileiro. Exemplo disso, é a forte aceitação do Pix, que hoje ultrapassa até pagamentos por cartão. Para as empresas é importante estar atento às necessidades de seu público-alvo. Com desafios que vão desde uma experiência com menor atrito na integração entre o mundo digital e físico, até a captação inteligente de crédito para as necessidades financeiras do negócio, todos os dias surgem soluções inovadoras. Confira x fintechs que oferecem serviços que serão tendência em 2023:
As soluções da Flexpag, fintech das utilities, possibilitam uma jornada do consumidor sem atrito e com múltiplas opções de pagamento para as contas de consumo, por meio de cartão de crédito, com a possibilidade de parcelamento em até 21 vezes, recorrência em valores variáveis e por assinatura, débito, Pix, utilização do Auxílio Brasil, e, em breve, um marketplace de crédito conectado a bancos e fintechs, trazendo o conceito de Open Utilities para dentro do Open Finance.
Segundo Aristeu Chaves Neto, sócio e diretor da empresa, o principal foco da Flexpag é democratizar e facilitar a forma de pagamento das contas de milhões de brasileiros por meio de uma plataforma integrada e customizada para o segmento de utilities. “Queremos trazer cada vez mais inovação ao mercado ao viabilizar a consulta e pagamento de débitos com as melhores condições, além de mais eficiência, segurança e agilidade, contribuindo para um cenário de menor inadimplência para as distribuidoras", comenta o executivo.
Smart Capital
A a55 é uma fintech que viabiliza Smart Capital para empresas da nova economia, utilizando uma plataforma que conecta contas bancárias, dados de faturamento, meios de pagamento e inteligência de dados da internet. “Buscar crédito é um fator determinante para expandir os negócios, seja para manter a conta no azul ou até mesmo para obter serviços ou produtos diferenciados. Ainda que pequenos empreendedores encontrem dificuldades para ter acesso a capital devido ao excesso de burocracias e a juros absurdos, o Smart Capital vem para reverter essa situação e atender quem não é visto pelo sistema bancário” explica André Luiz é Chief Operating Officer (COO) da a55.
Novas possibilidades para financiamento de crédito
Para quem precisa de crédito para começar um novo negócio, quitar dívidas ou investir no capital de giro da empresa, fazer um empréstimo pode ser uma solução rápida e fácil. Se você tem um imóvel próprio, o "home equity", termo em inglês de "empréstimo com imóvel de garantia", pode ser uma opção interessante por ser uma modalidade com juros mais baixos do mercado e que possibilita pagamento em um prazo maior e mais flexível - comparado com outras alternativas de financiamento.
A modalidade é popular em países Europeus e nos Estados Unidos e vem ganhando espaço no Brasil nos últimos anos. Até 2021, foi considerado que havia R$ 12 bilhões de operações no país, de acordo com a Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Entre as vantagens na contratação do Home Equity está a taxa de juros baixa e o prazo estendido de pagamento, além da facilidade de poder usar o crédito para qualquer finalidade.
“A Creditú tem uma taxa competitiva sendo uma das melhores do mercado, a partir de 0,95% ao mês mais a correção do IPCA, e uma proposta diferenciada: prazo de pagamento de até 20 anos, permite até 4 pessoas para composição de renda e uma análise de crédito feita em até 48 horas. Perfeito para quem precisa de rapidez, flexibilidade e menos burocracia”, comenta Armando Botelho, diretor comercial da Creditú, fintech chilena de empréstimos hipotecários, com presença no Chile, Peru, México e Brasil.