Tempo de InovaçãoTudo sobre o universo das startups, empreendedorismo e ecossistema inovador.

Mercado imobiliário: inteligência artificial reduz em 40% tempo de análise de matrículas de imóveis

Publicado em 16/03/2022 às 17:14.

A matrícula é um dos documentos mais importantes de um imóvel. Espécie de “certidão de nascimento”, ela atesta a existência da propriedade e reúne as principais informações sobre esse bem - localização, metragem, nome do proprietário atual, entre outras. 

Por isso, em processos de compra e venda, financiamento imobiliário e home equity (empréstimo com garantia de imóvel), a análise da matrícula é uma etapa fundamental, e que não deve ser ignorada. Afinal, é ela que irá garantir, por exemplo, que a habitação não tem qualquer impedimento legal e os dados apresentados são verdadeiros. 

No Brasil, tradicionalmente, essas análises são feitas de forma manual, e um profissional leva, em média, de 10 a 15 minutos para analisar de 3 a 5 páginas de matrículas. Estamos falando de cerca de 480 horas gastas, por ano, em média, com análises manuais desse tipo. 

Para otimizar esse processo, a empresa brasileira Docket desenvolveu a inteligência artificial Real Estate Analysis (R.E.A), um sistema capaz de fazer a pré-análise de matrículas de imóveis de forma mais rápida, segura e eficiente. Em menos de um minuto, a R.E.A faz a leitura da matrícula, a classificação dos dados e a extração das principais informações, diminuindo em até 40% o tempo de análise. Além disso, a inteligência artificial reduz o índice de erro humano, minimizando o risco das operações.

A Real Estate Analysis da Docket se desenvolve por meio da técnica de machine learning, no qual a máquina é treinada para aprender a ler e identificar as informações necessárias para transações imobiliárias. Com a solução, após a pré-análise, as principais informações da matrícula do imóvel são extraídas e disponibilizadas ao usuário de forma segura, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados.

Para desenvolver a acurácia da R.E.A, o laboratório de inteligência artificial da Docket realiza pesquisas e estudos sobre termos relacionados ao Real Estate Deep Learning, com um robô exclusivo para estudo e aprendizado de termos e sinônimos do documento e das operações do nicho imobiliário. “O nível de agilidade e assertividade da solução automatizada da Docket indica alta precisão dos resultados e baixo risco de erro, o que traz segurança para a tomada de decisão. Além disso, proporciona um ganho de escala nas operações, reduzindo os custos”, explica o CEO da Docket, Pedro Roso.

A tecnologia resolve, ainda, desafios comuns da rotina de quem executa a leitura de matrículas, como a falta de legibilidade. O sistema consegue identificar e extrair as informações mesmo de partes com tarjas ou carimbos. Ela também traz o resumo compilado das informações no topo do arquivo, que é tão necessário em matrículas mais antigas que podem ter dezenas de páginas.

Atualmente, uma das maiores plataformas de compra e venda de apartamentos residenciais do mundo, a brasileira Loft, é cliente da Docket. A empresa utiliza a R.E.A e outras soluções para otimizar os fluxos operacionais. A startup, que se tornou unicórnio em 2020, gerenciou e analisou, em 2021, mais de 15 mil matrículas de imóveis na plataforma da Docket.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por