Ricardo RodriguesConselheiro da Abrasel-MG, Diretor do restaurante Maria das Tranças e da Cruz Vermelha, Mentor, Palestrante e Consultor Sebrae

Dias de descanso e fé

Publicado em 07/04/2023 às 06:00.

O significado do feriado de hoje passa despercebido para grande parte da população, que enxerga o momento apenas como a oportunidade de emendar o fim de semana. No entanto, há um número considerável e volumoso de cristãos que valorizam o teor religioso da data, já que ela lembra a morte e ressurreição de Cristo. A Igreja Católica, inclusive, comemora a sexta-feira da Paixão mundialmente, através da figura do querido Papa Francisco.

Como proprietário de um grande restaurante e conselheiro da Abrasel-MG tenho observado, ao longo dos anos, o movimento de bares e restaurantes neste período. Para alguns segmentos da alimentação fora do lar, a sexta-feira da Paixão é sinônimo de queda nas vendas, pois muitas pessoas evitam o consumo de carne e bebidas alcoólicas. Em compensação, as casas voltadas para peixes e frutos do mar são, inevitavelmente, beneficiadas. Isso sem falar que BH tem recebido, cada vez mais, uma grande quantidade de turistas, o que é outra oportunidade para que esses estabelecimentos, que trabalham com uma culinária mais litorânea, se destaquem. Prova disso é que em 2021, inclusive, as viagens realizadas para Minas Gerais representaram 11,4% dos deslocamentos nacionais, ficando atrás apenas de São Paulo (21%). Também de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em julho e agosto de 2022, o nosso estado foi o segundo com o maior crescimento no Índice de Atividades Turísticas, com 45,3%. Nesse mesmo caminho, o setor de turismo por aqui cresceu 45,2% no primeiro semestre, com alta acima da média nacional, que foi de 25,9%. Certamente, nós, da gastronomia, temos um papel importante e robusto nesses recordes, já que nossa cozinha e hospitalidade são nossos maiores cartões postais.

Em suma, deixo um recado especial no texto de hoje: se você vai aproveitar os dias de descanso e viajar, curta bastante, mas com juízo e responsabilidade, afinal depois de uma pandemia que nos impediu de ir e vir, temos o direito merecedor ao lazer. Por outro lado, se você faz parte do grupo que não abre mão de honrar as tradições, desejo um feriado de reflexão, fé e conexão com o seu Deus.  Que nunca nos esqueçamos da paixão de Cristo, que deu a vida por nós.

Mas o meu maior recado – e esse é para todos – é que independentemente de nossas crenças e convicções, que sejamos capazes de entender a importância dessas datas para cada um.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por