Ricardo RodriguesConselheiro da Abrasel-MG, Diretor do restaurante Maria das Tranças e da Cruz Vermelha, Mentor, Palestrante e Consultor Sebrae

Que tal uma volta com seu pet...no bar?

Publicado em 24/03/2023 às 11:15.

Por perceber que, cada vez mais, os pets estão inseridos no dia a dia das pessoas, não só em casa mas também nos momentos de lazer, a prefeitura de Belo Horizonte publicou nessa quinta-feira (23) um decreto que libera a entrada e permanência de animais de estimação em bares, restaurantes, padarias e outros comércios, desde que acompanhados de seus respectivos donos. Os estabelecimentos, porém, têm autonomia para definir se aceitam ou não a presença dos bichinhos. Aqueles que optarem por recebê-los devem exibir o selo Pet Friendly.

Uma portaria da Secretaria Municipal de Saúde, também publicada ontem, determina as normas que devem ser adotadas por tutores e comerciantes. Uma delas exige um espaço específico para a permanência dos ‘peludos’, além de limpeza mais rigorosa. Cabe aos proprietários manter o animal na coleira e, dependendo da raça, na focinheira.

A exceção só vale para espaços voltados à fabricação e manipulação de alimentos, que não podem receber os animaizinhos. Já a entrada de cães e gatos em supermercados de Belo Horizonte também continua proibida conforme lei publicada em 1999.

Como o setor de bares e restaurantes trabalha em prol da melhor experiência possível para o cliente – afinal como diz meu amigo Matheus Daniel, presidente da Abrasel-MG, ‘não vendemos bebidas e comidas, mas sim momentos’   – acredito que a novidade é bem-vinda, mas logicamente se trabalhada com responsabilidade, sempre pensando na segurança alimentar dos frequentadores.  Nesse sentido recomendo que cada colega empresário analise seu negócio antes de definir se ele será ou não Pet Friendly.

No meu restaurante Maria das Tranças, por exemplo, contamos com um espaço destinado aos cães e gatos, o que ampliou nosso leque de clientes, mas é claro que aquilo que se aplica em uma casa, talvez pode ser inviável a outra, afinal não podemos esquecer que fazemos parte de uma cadeia de negócios bastante pulverizada e heterogênea.

No mais recomendo a você que, porventura, está interessado em abrir as portas para os bichinhos de seus clientes, não deixe de dar uma breve lida no decreto do prefeito Fuad Noman. Somente com conhecimento é que poderemos continuar trabalhando com segurança e comodidade para o nosso público. 

Um brinde à liberdade de ir e vir, inclusive dos bichanos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por