Tiago ReisInvestidor há mais de 15 anos, fundador e CEO da casa de análise financeira Suno Research.

Você sabe quando surgem as oportunidades de investimentos em ações?

20/01/2020 às 21:04.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:21

É importante entender que o sucesso consistente no mercado de ações é difícil. Você precisa estar preparado para o fato de que não terá muitos investimentos excepcionais em sua vida. Por isso, é preciso saber aproveitar as chances certas, e vamos falar de algumas situações em que isso ocorre..

As melhores oportunidades de investimentos, geralmente, vêm em grandes ondas, como as quedas dos mercados em geral. Alguns exemplos recentes mais famosos englobam a bolha da Internet, no fim dos anos 2000, e a recessão, iniciada em 2007, com várias oportunidades em 2008.

Na crise de 2008, o S&P 500, (Standard & Poor’s 500, principal índice da Bolsa de Nova York) caiu 36%. Na ocasião, houve grande contribuição das vendas forçadas de ativos para essa queda. Ou seja, em determinados casos, gestores são obrigados a vender ações para conseguir honrar os saques de seus clientes. Mesmo que eles tivessem a certeza de que as ações estavam baratas, não havia escolha. Esta situação gera uma diminuição excessiva dos preços, criando oportunidades aos investidores.

Outro tipo de venda forçada inclui situações nas quais as ações são removidas de algum índice por não cumprirem mais com seus requisitos mínimos. A consequência disso é que gestores precisam se desfazer de algumas posições para adequar o perfil dos investimentos.

Ainda existe outra situação que pode causar vendas forçadas: os spin-offs. Trata-se do caso em que uma empresa é criada a partir de outra, deixando parcialmente ou totalmente de fazer parte do modelo de negócio inicial. A nova empresa, que deriva do processo, pode não ser adequada aos critérios de um gestor de investimentos, gerando também as vendas forçadas, diminuindo preços e criando oportunidades.

Podem existir outros fatores que geram “stress” no preço de ativos. Para descobrir quais áreas estão em situações como esta, deve-se buscar entender de quais setores os investidores estão se evadindo e qual o motivo para tal. Munido das respostas para estes dois últimos pontos, o investidor deve procurar por ações que tiveram uma queda significativa em seus preços, pois nelas há maior chance de existir uma excelente oportunidade. 

No entanto, tenha consciência de que a maioria das quedas estão atreladas a algum tipo de incerteza a respeito do negócio, como: acusações de fraude, problemas de execução relacionados a estratégias que falharam; preocupações com a gestão; intervenção ou regulamentação do governo, perda de um cliente relevante e mudanças tecnológicas. Assim, é preciso saber diferenciar as baixas que são oportunidades daquelas que podem indicar diminuição no valor da empresa.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por