EducaçãoLéo Miranda. Do \“Mundo Geográfico\” - YouTube Marcelo Batista. Do \“Aprendi com o Papai\” - YouTube

Perdendo tempo no espaço

Publicado em 21/07/2021 às 21:25.Atualizado em 05/12/2021 às 05:28.

Marcelo Batista*

Nesta terça-feira, Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, fez uma viagem ao espaço. Para sair do tédio ou em busca de novidades, aparentemente há muitos terráqueos que agora, não satisfeitos em dominar somente a Terra, querem, quem sabe, conquistar outros lugares. Ou encontrar algum planeta em que não haja pandemia: ou os dois. Infelizmente nem que quisesse poderia acompanhá-lo durante a viagem. Apesar de estar no recesso escolar, tinha outras atividades mais importantes para fazer.

Engana-se quem pensa que o professor que está de recesso fica literalmente de pernas para o ar enquanto os dias passam até o retorno. O nosso recesso é muito desejado, mas como uma data para colocar em dia todas as atividades pendentes ao longo do primeiro semestre. Na semana passada fiz uma lista com diversos itens que precisaria organizar: corrigir provas, gravar aulas, comprar roupas novas, fazer exames médicos e várias outras atividades que as pessoas com uma rotina normal conseguem fazer ao longo do ano.

Hoje, por exemplo, o dia começou cedo. Às 6 da manhã, o Marcelinho, meu menino de 2 meses, queria mamar, então não deu para ficar muito tempo na cama. No intervalo, entre uma mamada, um colo e outra demanda do nosso bebezinho, deu tempo ainda de fazer algumas questões para uma prova de bolsas que será realizada para um cursinho onde trabalho. Isso antes da chegada do Renatão, meu cabeleireiro, que durante a pandemia topou me atender em casa. Antes também da chegada do Sérgio, que veio lavar o fusquinha aqui em casa. O carro já estava há mais de dois meses sem passar por uma limpeza, tadinho. Sabe como é, no fim do semestre a coisa aperta.

Logo depois foi hora de tomar banho para partir para os outros compromissos. Era dia de levar o Michael Douglas no retorno do veterinário, coitado. Ele está com umas feridinhas na pele que não melhoram de jeito nenhum. Tratamento canino complicado e bem demoradinho, mas ele merece ser bem cuidado. Na volta, eu, minha esposa, o Michael Douglas e o Marcelinho fomos a uma agência de veículos cuidar de alguns detalhes da minha troca de carro. Sabe como é, já era o momento de buscar um modelo mais econômico, e só agora, “com tempo”, é que daria para resolver isso. Depois, na volta, ainda teria que organizar os roteiros para os vídeos que vou gravar, além de acabar de organizar o texto para a coluna do jornal. E antes disso ainda tinha, no meio do caminho, um joguinho sofrido do Galão que se classificaria na Libertadores, no sufoco, como sempre.

Recesso de fortes emoções, eu diria. E ainda é o segundo dia. Mal começamos dias de descanso, mas ainda tenho vários itens da minha lista de tarefas para realizar antes do retorno às atividades. E hoje ainda tem gente que busca experiências em outros locais. Pelo visto, os bilionários, como Bezos, ainda sabem muito pouco sobre uma rotina agitada na Terra. Enquanto isso, o tempo que é muito precioso para alguns é perdido por outros, no espaço.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por