Dr. Célio FroisDr. Célio Frois é cardiologista, professor e titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia

A cardiologia humanizada como vocação de vida

Celio Frois
Publicado em 24/03/2023 às 06:02.

Com o diagnóstico certo, o mineiro terá o tratamento adequando. Dizem que o bom médico trata as doenças, mas o médico integral trata do ser humano. Nunca enxerguei de maneiras isoladas, patologia e pessoa. Em nosso juramento, a sensibilidade faz parte dos requisitos para exercermos, dignamente, a profissão.

Sou natural de Belo Horizonte, médico e matemático. Iniciei minhas atividades aos 13 anos de idade como guarda mirim na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom). Aos 20 anos, tornei-me o chefe de gabinete mais jovem da história da ALMG, a convite do então deputado Dr. Jorge Hannas. Naquela ocasião, contribuí com a redação do projeto de lei que criou a Fundação Hemominas, hoje um dos maiores centros em referência hematológica do Brasil.

Integro, como membro titular, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, atuo no MG Transplantes e fui diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Odilon Behrens. Também fiz parte do corpo clínico do Hospital da Polícia Civil. Entre os meus principais pilares de vida, no âmbito Legislativo, estão a saúde, a educação, a defesa intransigente da ética e da moralidade pública. Venho trabalhando políticas efetivas que possam melhorar a qualidade de vida em BH.

Exerci a função de presidente da Comissão de Saúde da Câmara de BH e, pelo apreço à ciência, tive o privilégio de ajudar a trazer vacinas para a capital mineira. Estar à frente, ao lado de enfermeiros e diversos profissionais da saúde, nos coloca diante de todo tipo de emoção, mas a técnica não pode ser, por um segundo sequer, abandonada. Tenho como missão central da minha existência, potencializar as condições de favorecer comunidades e grandes regiões a alcançarem o progresso multifacetado. Tenho tido êxito, graças a Deus, em resgatar sorrisos, para além de batimentos cardíacos. E quando recupero a vida de alguém, confesso, encho uma família e a mim mesmo de esperança.

Há quase duas décadas atuo em algumas cidades mineiras, como Médico voluntário, além de paróquias em BH e no município de Esmeraldas. Confesso sentir uma alegria especial em levar conforto, aplacando dores físicas e espirituais, ao longo da minha vocação. Em síntese pensar em doar não é só um dever, mas um privilégio. Vamos juntos, a partir de agora, quinzenalmente, tratarmos da cardiologia de forma humanizada, bem como da saúde em seus aspectos gerais. Obrigado, Hoje Em Dia. Obrigado, Belo Horizonte e obrigado, Minas Gerais.

Dr. Célio Frois é cardiologista, professor e titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por