Dr. Célio FroisDr. Célio Frois é cardiologista, professor e titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Um bom coração precisa de sangue!

Publicado em 28/04/2023 às 06:00.

A partir da consciência de que o Brasil e Minas registraram queda brusca nas doações de sangue realizadas pelos cidadãos, no primeiro semestre de 2022, podemos lutar pela construção de outra história, em 2023. Ano passado, a Fundação Hemominas revelou que o número de doações chegou a estar 62,5% aquém do esperado. Além de ser um gesto solidário, uma única doação de sangue salva até quatro vidas.

Pacientes lidando com doenças, traumas e cirurgias, e também aqueles em condições emergenciais, muitas vezes precisam de transfusões. Estes são os mais afetados pelo déficit de sangue disponível. A Fundação Hemominas é o principal centro para doação de sangue no estado de Minas Gerais. Em Belo Horizonte, a Fundação conta com unidades no Barreiro, no Santa Efigênia e no Shopping Estação BH.

Com a sequência de feriados, o comparecimento tradicional de doadores diminui, o que reflete na baixa dos estoques de sangue em toda a rede. Por essa razão, faço um apelo para que a população, antes dos feriados e, também, depois de viajar, compareça aos hemocentros para fazer doações. Agora, quer um incentivo? Isto, poucos dizem: a doação de sangue reduz o índice do que chamamos, na Medicina, de “radicais livres” e diminui a “viscosidade do sangue”. Com isso, os doadores se tornam seres menos propensos a desenvolverem doenças do coração. Logo, doar é um ato – além de generoso, digno e inspirador – de prevenção a doenças cardíacas.

Frequentemente, lemos nas matérias que a Fundação Hemominas está com o estoque em nível crítico para o tipo sanguíneo O negativo, (51% abaixo do ideal). Também chama-se a atenção também para o tipo O positivo, muitas vezes em nível de alerta (o que significa 20% abaixo do ideal). É tempo de mudarmos esse cenário.

Para saber o endereço e horário de funcionamento de todas as unidades, acesse http://www.hemominas.mg.gov.br. Agende sua doação o quanto antes, diretamente no site ou pelo aplicativo MGapp Cidadão.

Conheça as condições, critérios e restrições para doação de sangue:

- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Ter entre 16 e 69 anos, lembrando que jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal ou portando uma autorização que está disponível no site;
- A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior.
- A doação de sangue não pode ser feita em jejum. Pela manhã, tomar café normalmente; se à tarde, aguardar 3 horas após o almoço, evitando comidas gordurosas;
- Se faz uso de algum medicamento ou fez algum procedimento de saúde recente, consultar as demais condições no site ou contatar a Hemominas para saber se há algum impedimento;
- Estar bem descansado no momento da doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
- Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos;
- Não ter feito tatuagem/sobrancelha definitiva/botox/piercing nos últimos 12 meses. Piercing em região oral ou genital impede a doação de sangue por 12 meses após a sua retirada;
- Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais, podem cumprir o generoso gesto;
- Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.

Doar é muito importante porque, afinal, é um gesto que salva muitas vidas. A doação é amor, e é isso o que Deus ensina a cada um de nós. Temos que praticar este valor e levar o verdadeiro significado de amor por onde quer que estejamos. É nisto que acredito. Vamos juntos, em prol dos que mais precisam, sempre. Cardiologia humanizada! Medicina humanizada!

*Cardiologista, professor, membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia e vereador por Belo Horizonte

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por