Rodrigo Célio de CastroRodrigo Célio de Castro é especialista em Gestão Pública e Presidente do Conselho do Instituto Célio de Castro.

A Gestão Pública que proporciona o bem

RODRIGO CÉLIO DE CASTRO
Publicado em 27/03/2023 às 06:01.

Missão de vida? Proporcionar o bem ao próximo – especialmente no que diz respeito ao coletivo. Em tempos de desânimo social com políticos e a ineficiência na esfera pública, assumi para mim uma oportunidade pouco convidativa nos dias atuais: utilizar a gestão pública, aplicada à política, como instrumento para impactar vidas. 
Especialista em gestão e liderança em meu setor de origem – o planejamento estratégico em empresas e no setor público, apresento-me para o Hoje em Dia com a promessa permanente de honrar os leitores com bons conteúdos de gestão e interpretações sociais, além de lutar por uma educação de qualidade e estimular iniciativas que promovam verdadeiramente a cidadania.

Tenho orgulho em dizer que sou filho do melhor Chefe de Executivo Municipal que o Brasil viu nos últimos 30 anos: Célio de Castro – o Doutor BH. Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1958, Dr. Célio atuou como médico ao longo de praticamente toda sua carreira. Foi ainda presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, mantendo sua atividade como médico em paralelo à atividade política. Publicou inúmeros trabalhos e foi co-autor do livro “Emergências Médicas”, utilizado no currículo do curso de Medicina em diversas escolas.

No dia 6 de dezembro de 2000, Célio de Castro recebeu a Medalha de Honra da UFMG. Filiado inicialmente ao PMDB, teve uma breve passagem pelo PSDB, filiando-se finalmente em 1990 ao PSB, ao qual continuou filiado até 2001. Foi eleito deputado federal por duas vezes (em 1986 e 1990). Durante seu mandato, acabou reconhecido pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) como um dos “Deputados Nota Dez”, com forte atuação nos campos sociais e da saúde. Em 1992 participou de uma coligação como candidato a vice-prefeito na chapa de Patrus Ananias (PT), vencendo as eleições. Durante o primeiro ano de mandato acumulou o cargo de vice-prefeito com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Em 1996, foi indicado para concorrer à sucessão municipal, e “o resto é história”.

Em minha trajetória, seguindo os passos de meu pai e ouvindo seu grande conselheiro Tancredo Neves, pude aprender a ser moderado, sereno e ponderado ao tomar decisões.
Enquanto experiência profissional, além de Presidir, hoje, o Conselho do Instituto Célio de Castro, passei pelos seguintes postos: Assessor da Belotur, atuando na diretoria de novos negócios, promovendo a interlocução entre a SETUR e a PBH; Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais, atuando na Subsecretaria de Geração de Emprego e Renda; Conselheiro da Fundação Zoo botânica; Assessor da Secretaria Municipal Adjunta de Esporte, entre outra ocupações.

Por fim, destaco que, em termos de gestão pública, o foco, de agora em diante, precisa ser claro: há que melhorarmos a infraestrutura brasileira, uma vez que ela é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico, pois favorece um melhor ambiente de negócios, na atração de mais investimentos, na competitividade das empresas e na geração de empregos, por meio da reativação de diferentes obras espalhadas pelo país.

Acrescento que uma rede de transportes adequada, disponibilidade de energia elétrica e banda larga livre de oscilações e interrupções a custos competitivos, e mesmo de acesso gratuito, em comunidades, por exemplo, são insumos essenciais para alcançar esse objetivo.

Se isso não acontece, faltam empregos e a inflação e todas as operações comerciais são prejudicadas. É aquele ditado: um olho na política e outro na economia, sem deixar de lado o protagonismo da Democracia, da Cidadania e do Social. É nesta linha que seguiremos.

Especialista em Gestão Pública e Presidente do Conselho do Instituto Célio de Castro

()

()

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por