A lenda, acima das nuvens

20/12/2021 às 17:18.
Atualizado em 03/02/2022 às 18:56
 (Arquivo Pessoal)

(Arquivo Pessoal)

Caro leitor, estava escrevendo sobre a parada repentina (porém previsível) da ITA – Itapemirim Transportes Aéreos quando chega uma notícia que não queríamos receber nunca: faleceu Carlos André Spagat. Acabou qualquer ânimo de escrever sobre a ITA. Mas quem foi Spagat? Foi um menino que aos 16 anos criou uma revista chamada Revista Flap, popularmente conhecida nos anos 70 até hoje como Flap Internacional. A maior revista sobre aviação do Brasil. Aos 77 anos, Spagat nos deixou, partiu para acima das nuvens e nós, entusiastas, profissionais, amantes de aviação enlutados ficamos com a perda de uma referência.

Era julho de 1990, eu vi uma capa de Flap no Aeroporto Santa Maria, situado em Aracaju, SE, quis comprar, mas criança não compra! A partir de 1992 passei a adquirir regularmente e foi o motor do desenvolvimento da minha paixão, do meu amor pela aviação comercial, sobretudo a regional, graças à edição, cuja imagem reproduzo abaixo.

Possuo mais de 200 edições da Flap, inclusive adquirindo em sebos exemplares antigos. Spagat era folclórico, não media palavras para expor a verdade sobre empresas, sobre falsos pioneirismos (vide a Nordeste e os jatos para Noronha, feito que a empresa baiana dizia ter feito em 2002, mas a Transbrasil tinha feito há mais de 20 anos). Sua qualidade editorial era presente em revistas de bordo como a Céu Azul e a lendária Viaje Bem. O futuro da Revista Flap, só o tempo dirá, a preservação do seu incrível acervo certamente será providenciada, conforme desejo dele.

Fotos de altíssima qualidade, papel incrível de folhear, profundidade editorial, compromisso com a história. Sem falar que, mesmo com o advento da Internet, todo entusiasta de aviação aguardava outubro, quando saia a “Aviação Comercial na América Latina”, uma publicação que chegou a ter volume de páginas significativo e possuía o resumo sobre cada empresa do continente. Tais edições ocupam duas prateleiras em um armário meu dedicado a livros de aviação. Hoje, justo dia do mecânico de aeronaves, foi-se o responsável pela manutenção da mais importante revista de aviação do Brasil. Que descanse em paz.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por