Hábitos alimentares e fake news

Publicado em 04/04/2024 às 06:00.

Beatriz Silva Pereira Bernucci*

Quando o assunto é alimentação e saúde, inúmeras notícias estão à disposição na internet, blogs, redes sociais, programas de televisão, jornais, revistas, em propagandas comerciais de produtos. Tanta informação disponível e que gira em torno de ter um corpo perfeito, estratégias para reduzir peso, prevenir doenças ou até mesmo dar “up” na saúde. Você já parou para pensar se todas essas informações disponíveis por aí têm mesmo validade? São confiáveis? 

Fique atento, pois muito do que se vê e lê por aí são informações pouco qualificadas. Coaches em nutrição usando termos científicos, selecionando artigos específicos para corroborar suas argumentações e atacam as indústrias afirmando que elas não querem que a população tenha conhecimento sobre determinada informação. Influenciadores digitais, sem formação em nutrição, com base no senso comum ou com baixo nível de evidência científica e que mesmo assim ganham destaque, levando pessoas a escolhas alimentares inadequadas, e que desconsideram a cultura alimentar. 

E é este o ponto chave para solução do problema: ter a habilidade de separar o que é uma fonte confiável de informação e o que não é confiável. Ter pensamento crítico e iniciativa para buscar por fontes confiáveis de informação e ter o entendimento dos princípios básicos da nutrição. Desenvolva e fortaleça seu senso crítico, pesquise, verifique múltiplas fontes, compare dados, investigue a reputação dos sites e autores, e procure por evidências confiáveis que corroborem as informações apresentadas.

Desconfie de notícias e propagandas que enfatizam alimentos específicos, exaltados como “superalimentos” e dietas com promessas de efeitos milagrosos no corpo e na saúde, induzindo padrões de comportamento da moda e padrões de comportamento alimentar fora da realidade comum, que desrespeitem a cultura alimentar. 

Você quer uma dica de onde encontrar boas informações sobre alimentação saudável e equilibrada? Consulte o Guia Alimentar para a população brasileira. Segue o link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

O Guia Alimentar para a População Brasileira é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira. Ele serve de apoio para as ações de educação alimentar e nutricional no SUS (Sistema Único de Saúde) e tem uma linguagem simples que pode ser compreendida por todos, não apenas profissionais de saúde. 

Além disso, existe um profissional que pode te ajudar nas suas escolhas alimentares e nas suas dúvidas sobre alimentação. O nutricionista é o profissional que vai saber adequar a sua alimentação às suas necessidades diárias, fazendo uso das mais variadas técnicas e estratégias, respeitando a sua individualidade. Quando se prescreve uma dieta não é apenas quantidade de macro e micronutrientes, é preciso considerar a história de vida e saúde de cada indivíduo e a cultura na qual ele está inserido.

*Doutora em Ciência de Alimentos e professora da Faculdade Kennedy

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por