Seu cão ou gato vai passar por cirurgia? Os pontos mais importantes você precisa saber!

Publicado em 04/04/2024 às 06:00.

Paula Lucas Bernardino*

Assim como os seres humanos, os animais podem necessitar de intervenções cirúrgicas, sejam elas programadas ou de urgência. Graças ao avanço da ciência, a medicina veterinária trouxe a possibilidade de realizar procedimentos diversos que podem salvar vidas e hoje vou falar sobre cirurgia.

Para começar, é preciso entender a diferença entre cirurgias eletivas e não eletivas. A primeira é aquela que o tutor consegue planejar, realizar todos os passos necessários e normalmente acontece em pacientes sadios. A segunda é exatamente o contrário: nesta o animal está passando por alguma doença que inclua a cirurgia como uma das formas de tratamento.

Apesar de ser muito praticada, a intervenção cirúrgica em animais é delicada e exige certos cuidados no pré e pós-operatório. Tratando-se ou não de uma cirurgia eletiva, os cuidados pré e pós operatórios são praticamente os mesmos. Todo procedimento cirúrgico pode conferir riscos à saúde dos animais. As contaminações por bactérias e complicações como paradas cardiorrespiratórias podem ocorrer inclusive em procedimentos comuns, como a castração, e levar o seu pet a óbito.

É por isso que é muito importante que você se informe sobre as seguintes questões:

Seu pet será operado no ambiente adequado? Antes de submeter o seu cão ou gato a uma cirurgia, é muito importante conhecer o centro cirúrgico veterinário onde ela será realizada. Você pode verificar se o ambiente possui toda a estrutura física e equipamentos necessários. Se os profissionais são qualificados e tomam os devidos cuidados com a assepsia.

Para saber se a estrutura é aceitável, o estabelecimento veterinário deve cumprir a Resolução 1015 publicada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) em 2012. 

Seu pet NÃO pode ser operado no consultório ou na casa de ração e muito menos na sua casa! Procure profissionais que ofereçam um trabalho de qualidade e que cumpram seus deveres éticos.

Agora que você já encontrou o estabelecimento adequado para que seu pet passe pela cirurgia, é a hora dos cuidados pré operatórios.

Exames de sangue e/ou complementares, é hora de fazer! Assim como na medicina humana, os animais também precisam realizar exames pré-cirúrgicos e pré-anestésicos. Esses exames servem para que o cirurgião e o anestesista saibam como anda o funcionamento dos órgãos, para que possam compreender melhor quem é seu paciente. Estes só serão dispensáveis quando não houver tempo hábil para aguardar os resultados, o que acontece em casos de urgência ou emergência.

Quem vai anestesiar seu pet? Para fazer uma cirurgia precisa de um cirurgião, a maioria já sabe. Agora você sabia que sem uma anestesia de qualidade não é possível ter uma cirurgia de qualidade!? Pois é! É o anestesista o profissional responsável pela sedação, anestesia, relaxamento muscular e ausência de dor do seu animalzinho. O sucesso de uma cirurgia também depende do anestesista, por isso recomendo que você procure saber quem é o anestesista do seu pet. 

Infelizmente, ainda há clínicas e hospitais veterinários que não possuem um anestesista cuidando do seu pet durante toda a cirurgia, por isso não se deixe enganar, procure saber quem vai cuidar da VIDA do seu melhor amigo no momento de maior fragilidade dele.

Encontrou uma equipe e estabelecimento que atenda a esses pontos, siga tudo que o médico-veterinário orientar, e o pós-cirúrgico dará certo.

* Especializada em Anestesiologia Veterinária, professora da Faculdade Kennedy MG. Idealizadora da Papoula - Anestesiologia Veterinária e do curso básico de anestesiologia veterinária: O básico bem feito!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por