Consolidamos na última quarta-feira (22), a partir da sanção do governador, algo que já havíamos aprovado em 2º turno na ALMG (@assembleiademinas). Trata-se de um passo importantíssimo para desenvolvermos a nossa bandeira de vida entre os jovens, e em pleno alinhamento com a Secretaria de Educação, quanto a cronogramas e planejamentos.
O PL 607/19, de minha autoria, se tornou a Lei 24.186/22, e inclui “Direito Animal” na grade de ensino das escolas públicas estaduais. Afinal, além de amar e cuidar, é fundamental estimularmos o entendimento dos direitos dos animais. Ao levar o assunto para a sala de aula, experimento a sensação de dever cumprido, porque esta é uma luta histórica da causa em Minas Gerais.
Prometi, durante a última campanha, que buscaria todos os caminhos e articulações para concretizar essa realidade, e confesso que a aprovação em segundo turno, ocorrida hoje, me traz a sensação de dever cumprido, além de respeito aos meus eleitores e à população em geral, que será privilegiada com um tema tão especial no cotidiano dos estudantes mineiros.
Sonho antigo dos protetores, nós conquistamos, chegou a hora da causa animal crescer em respeitabilidade entre os jovens, e nada melhor que a sala de aula para isso. Com a Lei 24.186/22, as alunas e os alunos terão acesso ao conteúdo “Direito Animal”, desde cedo, porque é importante, além de amar e cuidar, entender os direitos dos animais.
Por fim, é sempre bom lembrar: o primeiro Complexo Público Veterinário da história de Belo Horizonte (e de Minas), também foi idealizado pelo nosso mandato, bem como a ele foram direcionadas 4 milhões de emendas parlamentares (e 5 milhões já reservadas para 2023), visando auxiliar na estrutura, nos suprimentos, na formação da equipe e na aquisição de diferentes materiais para o espaço.
Por mês, cerca de 80 cirurgias ocorrem e, nos últimos sete meses, foram realizados mais de 5 mil atendimentos a tutores de baixa renda, ONG’s e protetores independentes. Além disso, um número superior a 500 cães e gatos foram internados e bem cuidados por uma equipe técnica e qualificada. Por fim, o Complexo Público Veterinário possui, em sua estrutura, o primeiro IML Veterinário do Brasil.
AMOR e ATITUDE em defesa dos animais: aqui a gente constrói, na prática, a boa vontade em dar grandes passos na proteção e no cuidado de nosso ecossistema.
Osvaldo Lopes é Protetor dos Animais e Deputado Estadual (PSD/MG)