Pensando na organização efetiva da causa animal, foi aprovado, em segundo turno na ALMG – Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o nosso PL 1.244/2019. O objetivo é cadastrar protetores individuais que atuam na proteção e bem-estar de animais domésticos. Ou seja, termos uma base completa de ativistas para planejamento de políticas estaduais e, dessa forma, as informações permitirão alavancar programas e projetos específicos.
Que venha a sanção do governo e, no que depender do nosso trabalho, mais ideias que se concretizem nas qualificações que tanto precisamos no trato, no cuidado e na preservação do nosso ecossistema. Com notícias assim, ganha a causa animal, e fico feliz de fazer parte dos que se esforçam, por meio de políticas públicas e ações assertivas, na elevação da qualidade de vida dos nossos cães e gatos.
Lembrando que, além das legislações, o trabalho do nosso mandato viabilizou 78.500 castrações, com 100% das emendas destinadas, pela primeira vez na história de Minas Gerais, para a causa animal. O valor é de exatamente R$ 11.775.000. Não há mágica. O segredo é trabalharmos com foco, alegria, perseverança, satisfação e, sobretudo, amor.
Felizmente alguns desses animais conseguem ser resgatados, tratados e destinados para adoção responsável, entretanto, ainda enfrentamos a triste realidade de 20 milhões de cães abandonados no Brasil. Esse número representa um risco para a saúde humana e dos animais, podendo agravar doenças zoonóticas (doenças transmitidas de um animal para os seres humanos), como a raiva.
Para que a estatística possa diminuir, uma série de ações são necessárias, como o resgate, a adoção responsável e o controle populacional dos cães através da castração. Antigamente foram utilizados, no Brasil, meios cruéis de controle populacional de animais domésticos, como o sacrifício dos cães de rua. Com o tempo, constatou-se que essas práticas, além de pouco efetivas no controle populacional de cães e no combate às zoonoses, são cruéis e desumanas.
Amor e atitude em defesa dos animais: estamos juntos e firmes, construindo políticas e legislações que agreguem à sociedade e à causa animal!
Protetor dos Animais e Deputado Estadual Osvaldo Lopes (PSD/MG)